Blumenau amplia rede de fibra óptica em mais de 100%

 

Por Maribel Gonçalves [PMB]

A Prefeitura Municipal de Blumenau está ampliando, desde agosto de 2016, sua rede de fibra óptica, passando dos 70 km atuais para aproximadamente 250 km até o término dos trabalhos, previsto para o final de maio deste ano. A Secretaria de Gestão e Transparência (SEGT) é a gestora do contrato firmado entre o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e a Prefeitura.

O investimento do projeto é de R$ 5 milhões, com recursos de financiamento com o governo federal. Com a ampliação de aproximadamente 180 km de fibra, 225 unidades públicas serão beneficiadas e a melhoria se estenderá também para as 90 câmeras de vigilância utilizadas pela Policia Militar e Guarda Municipal de Trânsito.

Segundo o Diretor de Infraestrutura Tecnológica da SEGT, Alexandre de Carly Ronsani, os principais benefícios do projeto são a maior velocidade dos serviços públicos informatizados e a economia ao município. “Exemplo disso é o sistema PRONTO da área da saúde, que tem como principal finalidade gerir toda a rede de serviços de saúde em uma única base central de dados”.

Outro benefício em ter uma grande rede de fibra óptica própria, como a que está sendo implantada, é o sistema unificado de telefonia. Em um prazo máximo de dois anos todas as repartições públicas municipais serão contempladas com sistema telefônico centralizado, com gerenciador próprio. Essa implantação deve representar cerca de 40% de economia em ligações internas e para celulares institucionais, que hoje são tarifadas por operadoras.

O Programa Blumenau Conecta também será contemplado pela ampliação da rede de fibra óptica em parques e outros espaços públicos, garantido ao cidadão acesso à internet grátis.

Tags
O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top