Comandante da PM de Blumenau projeta que o Colégio Militar possa atender 490 alunos em 7 anos

Desde que o governador Raimundo Colombo anunciou a criação de três colégios militares em Santa Catarina, um deles em Blumenau, há muita curiosidade sobre o seu funcionamento. Em Florianópolis, há o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, localizado no bairro Trindade.

Esse tipo de unidade de ensino, tem uma estrutura diferente dos colégios da rede pública ou particular, porque segue as diretrizes das Polícias Militares Estaduais ou Forças Armadas. Isso não modifica o Programa de Matérias estabelecido pela Secretaria de Educação.

Cada série possui um monitor específico que acompanha as atividades diárias e o desenvolvimento dos alunos, que são orientados para o crescimento gradual e individual nas disciplinas ministradas, além do convívio em grupo. Monitores Sargentos, fazem a triagem dos problemas e necessidades dos alunos, que são encaminhados a um oficial da PM. É dada muita ênfase ao condicionamento físico e às práticas desportivas.

A Ordem Unida Militar faz parte da disciplina de IGPM (Instrução Geral da Polícia Militar) e exercita o senso coletivo, preparando para as paradas cívicas e organização das atividades coletivas. Esta disciplina também abrange Primeiros Socorros, Trânsito, Código de Defesa do Consumidor, Código Penal, Constituição Federal e Estadual. Estatuto da Criança e do Adolescente, Canções e Hinos, enfim, conhecimentos fundamentais para a formação da cidadania.

 

Foto (arquivo): Claus Jensen

 

Entrevistamos o Tenente-Coronel Jefferson Schmidt, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, sobre a novidade.

OBlumenauense: Qual a importância para o trabalho da 10º BPM ter um Colégio Mlilitar em Blumenau?

Ten Cel Jefferson Schmidt: A Polícia Militar tem muitos trabalhos voltados para a área de prevenção e cidadania, com a participação da comunidade na resolução de problemas. O Colégio Militar em Blumenau será a extensão deste trabalho com alunos do 6º ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

O civismo, respeito aos símbolos nacionais, disciplina e consciência da responsabilidade social de cada cidadão são as bases do colégio militar. Com certeza as atividades do colégio militar irá motivar não só os alunos, mas a comunidade em que estiver inserido.

OBlumenauense: Já existe um local definido para sua instalação, já que as aulas estão previstas para iniciar em 2018?

Ten Cel Jefferson Schmidt: O local ainda está sendo estudado junto à Agência de Desenvolvimento Regional, visando a atender a estrutura mínima necessária para o funcionamento do colégio, bem como, permitir o acesso da comunidade.

OBlumenauense: Como são determinados os critérios para escolha dos professores?

Ten Cel Jefferson Schmidt: Muitos detalhes como a escolha de professores estão sendo encaminhadas ainda. Mas o currículo dos profissionais é um fator fundamental para a escolha dos candidatos.

OBlumenauense: No início serão disponibilizadas 120 vagas. O objetivo a longo prazo, em seu planejamento, seria chegar a que número final?

Ten Cel Jefferson Schmidt: Nosso planejamento depende sempre de disponibilidade financeira, mas nosso objetivo inicial é o ingresso anual de 70 alunos, assim no prazo de 7 anos o colégio militar contaria com um corpo mínimo de 490 alunos.

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top