Dia da Árvore ficou marcado por ação em Blumenau que estimulou o seu plantio

Por Karin Bendhein

Em busca de mudas de árvores, centenas de pessoas foram até a Praça Doutor Blumenau na manhã desta quinta-feira (21/9/17). Um exemplo é o serralheiro e empresário, Ari Ribeiro, que veio do bairro Salto até o centro da cidade exclusivamente para buscar uma muda de ameixa e outra de cereja para plantar no sítio. “Minha vizinha de empresa disse que viu na internet que haveria a distribuição gratuita das plantinhas. Então, ela, outro empresário e eu resolvemos vir até aqui. É uma ação muito boa, pois incentiva a gente a plantar ainda mais e diferentes espécies”, contou Ribeiro.

 

Os empresários do bairro Salto foram até o centro de Blumenau para buscar mudas de árvores.

 

Na oportunidade, a CDL Blumenau, em parceria com o Projeto Árvores pela Vida, distribuiu 200 mudas de árvores, entre elas cerejinha, pitanga, araçá, ameixa, jabuticaba e palmito. O evento foi em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em todo o país em 21 de setembro.

A ação também contou com a participação da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) que realizou diversas atividades, como a distribuição de mudas, tribuna livre e presença da horta medicinal do Ambulatório Geral (AG) da Velha. Profissionais do setor de Educação Ambiental da Faema orientaram as pessoas sobre os cuidados e o plantio das mudas de árvores, reforçando a importância da preservação das florestas e como esse cuidado resulta na melhoria da qualidade do meio ambiente.

De acordo com o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, a ação teve o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente. “Foi muito bom ver o envolvimento dos colaboradores da CDL e da população, que prestigiou a ação. São com atitudes como essas que ajudaremos a preservar o meio ambiente”, afirmou o presidente.

Quem também aproveitou para levar uma muda foi a psicóloga Diana Bagattoli. Ela estava passando pelo local da ação e resolveu aproveitar a oportunidade. “Quando a gente semeia, precisa pensar no próximo. Assim como hoje nós comemos algo que alguém já semeou, o que nós semeamos pode servir ao próximo”, disse Diana. Ela levou uma muda de araçá e outra de pitanga para plantar no sítio.

 

A psicóloga Diana Bagattoli aproveitou para levar uma muda de araçá e outra de pitanga, que serão plantadas no sítio.

 

Projeto Árvores pela Vida

Desenvolvido em 2009 pelas parceiras Plano Boa Vida e Funerária Haas, o Projeto Árvores pela Vida surgiu inicialmente com o objetivo de distribuir uma muda de árvore nativa para cada funeral realizado, como forma de sensibilizar a sociedade a perpetuar a memória de uma pessoa querida e preservar o meio ambiente.

Na ação inaugural foram distribuídas 2.680 mudas de árvores. O projeto foi ampliado e não parou mais. Atualmente já foram doadas mais 12.400 mudas de árvores nativas. Desde 2015, o Árvores pela Vida tem como principal objetivo colaborar com intervenções e articular outros projetos através das doações de mudas de árvores nativas, colaborando com iniciativas que compartilham do mesmo propósito: Preservação e Conscientização.

 

Colaboradores da CDL Blumenau distribuíram 200 mudas de árvores.

 

Tags , ,
O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top