Dia de Ação pelos Rios mobiliza blumenauenses nesta terça (14)

Foto: Ivan Claus Schaefer

 

Por Renê Müller

Nesta terça-feira (14/3/17) é o Dia Internacional de Ação pelos Rios 2017. E blumenauenses participam da mobilização para mudar a mentalidade que hoje ainda, infelizmente, impera: damos pouca importância à degradação de nossos mananciais.

João Luiz Muniz, da Associação Amigos da Natureza, promoverá um debate sobre a limpeza dos rios e ribeirões. O grupo faz ações regulares de limpeza no ribeirão Garcia, e trará materiais coletados, fotos e pôsteres para a escadaria da Igreja Matriz, no período da tarde.

Junto com Julia Rolim, a blumenauense Jéssica Neves também fará ações no Rio dos Sinos (RS). A mobilização abrace o Rio dos Sinos terá oficinas de fotografia, exibição de vídeos e caminhadas, para que a população enxergue o rio sob uma nova perspectiva. As duas também participaram do movimento 100em1dia, no ano passado.

“É uma oportunidade para refletirmos sobre a relação entre rios e cidades”, afirma Carolina Nunes, arquiteta blumenauense que tem trabalhado pela mobilização do 14 de março, mas de longe: convidada pelo governo da Alemanha, está pesquisando o tema por lá. O país já conseguiu grandes avanços na despoluição e recuperação de seus rios.

Milhares de pessoas por todo o mundo comemoram a data, exigindo melhores políticas e práticas, bem como atenção às ameaças que os rios enfrentam. O 14 de março foi comemorado pela primeira vez em março de 1997, em Curitiba, no Brasil, no I Encontro Internacional dos Atingidos pelas Barragens

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top