Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Diretor de cinema Romeu di Sessa dá curso na Fundação Cultural de Blumenau


 

 

O Curso de Roteiro “A Anatomia de uma História”, conduzido pelo diretor de cinema Romeu di Sessa, tem 50 vagas para Blumenau. O professor ministra este curso desde 2005 em empresas produtoras de audiovisual e em espaços culturais, como Oficinas Oswald de Andrade, os Sesc Vila Mariana, Santos, Campinas, Rondonópolis, Cuiabá, Piracicaba e Jundiaí. No MIS-SP o curso já está em sua sexta edição. As aulas ocorrem nos dias 19 e 20 de novembro, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h30, na Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu).

O curso é dedicado a iniciantes, mas mesmo pessoas que já tenham vivência em dramaturgia podem aprender coisas novas, ou rever as que já sabem por nova perspectiva. Depois do curso os alunos terão uma visão muito clara do que fazer com as ideias que tiver, de como deixá-las bem estruturadas, como pede a boa dramaturgia.

O foco principal do curso é roteiro de cinema, mas o que se aprende nele serve também para quem quiser desenvolver projetos para TV, teatro, HQ, games ou qualquer outra atividade baseada em dramaturgia, em “contar histórias”.

“Este curso é muito bem avaliado por quem já o fez. Quase a totalidade dos alunos o avalia com notas máximas e a grande maioria também se diz mais preparada para escrever um roteiro depois do curso”, comenta di Sessa. “Na primeira aula veremos arco dramático, estrutura em três atos, os elementos que compõe cada ato, Master Scene, arquétipos x estereótipos, histórias monoplot ou multiplot, fluxo de informações, subtexto, subtrama, o que exigir do público, o que não exigir do público, clock ticking, Deus Ex-Machina, processo de criação e mais uma série de informações que o ajudarão a compor sua história, dentro da expectativa do público.”

Você Decide

Na outra aula os participantes vão assistir a um filme e “dissecá-lo” por inteiro, analisando cena a cena, entendendo a função dramática de cada uma delas, já aplicando o que foi visto na primeira aula. “Peço que antes do curso os alunos assistam aos seguintes filmes, pois vamos nos referir a eles. Mesmo se você já os viu, veja de novo Um Sonho de Liberdade, Simplesmente Amor, Erin Brockovich, Amor à Toda Prova e A Rede Social.”

Romeu di Sessa é roteirista e diretor há 25 anos. Teve duas peças encenadas, “Do Lado de Dentro”, a qual também dirigiu, e “Adão, Eva e Mais uns Caras”, direção de Ernesto Pícolo. Em TV já escreveu roteiros para o programa “Alô Doçura” no SBT, “Você Decide” e “Vida ao Vivo” da Rede Globo. Em TV fechada assina os roteiros das séries “Destino Lua de Mel”, “Ciência em Casa” e “Copa do Caos”. Dirigiu o programa “Rally dos Sertões”, na Record, e uma temporada do programa “Diário do Olivier”. Em cinema ganhou oito prêmios com o curta “Átimo”, o qual também dirigiu, entre eles Kikito de melhor filme em Gramado. Colaborou na elaboração dos longas “Minhocas” e “Confia em Mim”.

Curso de Roteiro “A Anatomia de uma História”
Professor: Romeu di Sessa
Datas e horários: 19 e 20 de novembro, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h30
Vagas: 50 | Valor: R$ 200
Local: Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161)

Por Sérgio Antonello (SECOM/BNU)

Tags ,
O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top