Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Empresários lançam livro que resgata a origem da Oktoberfest de Blumenau 


 

 

Sempre que se encontravam, os empresários Emílio Rossmark Schramm e Sérgio Fernando Hess de Souza renovavam uma promessa: registrar para a posteridade seus testemunhos e memórias – bem como os de dezenas de representantes do comércio, da hotelaria e da comunidade blumenauense – relativos à organização da primeira edição da Oktoberfest, em 1984.

Assim, surgiu o livro “Oktoberfest de Blumenau”, cujo lançamento está marcado para a próxima sexta-feira (19/10/18), às 19h, na livraria Blulivro do Shopping Park Europeu. A obra tem Schramm e Hess de Souza como idealizadores, o publicitário José Geraldo Reis Pfau como coordenador editorial e textos e pesquisa do jornalista Renê Müller. A edição conta com o apoio do SINDILOJAS Blumenau e de Hess & Arend Advogados.

 

 

A cada outubro, Blumenau convive com a maior festa do chope das Américas. E ainda hoje, os blumenauenses se sentem parte da realização e do sucesso da promoção. Com o êxito da iniciativa, muito da história que envolveu sua criação e motivação foi, com o tempo, esquecida. Quando resgatada, era não como um todo – o que deixava partes importantes de lado, ou retratadas de maneira não fidedigna.

Pouca gente conhece, de fato, a origem da festa alemã mais popular das Américas. A ideia começou a ser germinada já em meados da década de 1970, e encontrou respaldo nas primeiras composições da Comissão Municipal de Turismo.

Depois de tentativas infrutíferas, os empresários do Comércio e da Hotelaria da cidade finalmente fecharam a parceria com um novo prefeito, Dalto dos Reis. No final de 1983, tomaram a frente da comissão que organizou a primeira festa, em outubro de 1984, com o apoio promocional da administração municipal.

“Quando eu e o Sérgio nos encontrávamos, um sempre cobrava do outro: precisamos contar a história do nascimento da nossa Oktober em 1983 e 1984. Mostrar como foi a organização, e como a comissão organizadora tornou as duas primeiras edições da festa uma realidade”, lembra Schramm, hoje presidente do SINDILOJAS Blumenau.

 

 

“O livro traz dezenas de depoimentos e resgata preciosidades como as atas das reuniões da comissão organizadora, o balanço oficial da primeira edição. É um documento histórico, que mostra o todo o trabalho e envolvimento para viabilizar a Oktoberfest”, destaca Sérgio Hess de Souza, à época presidente do então Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Blumenau e também da comissão organizadora da festa.

“Oktoberfest de Blumenau” é um longo trabalho de pesquisa e de entrevistas com maior parte dos personagens que tomaram parte neste desafio. Os empresários, que também estiveram na organização da segunda edição, em 1985, deixaram um importante legado para todas as edições subsequentes da festa, como demonstra o livro.

Lançamento do livro “Oktoberfesrt de Blumenau”
Data e horário: sexta-feira (19), às 19h
Local: livraria Blulivro do Shopping Park Europeu, Blumenau
Evento gratuito

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top