Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Farmácia Solidária de Blumenau faz dispensação gratuita de medicamentos doados


Foto: Marcelo Martins

 

A Farmácia Solidária, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), realiza a distribuição gratuita de medicamentos doados por laboratórios, clínicas, médicos e usuários. O objetivo é fornecer itens não padronizados na rede pública de Blumenau para a comunidade.

Localizada no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, no bairro Itoupava Norte, a unidade aceita doações de remédios com prazo mínimo de três meses para o vencimento. Podem ter acesso a esses medicamentos desde usuários do SUS até pessoas que possuem convênios particulares, mediante a apresentação de prescrição válida, exceto aqueles sujeitos a controle especial.

A diretora de Assistência Farmacêutica da Semus, Maria Luiza Schmitt, explica que os próprios funcionários da Farmácia Solidária vão até os doadores para coletar os medicamentos. “Por questões de segurança e controle, não temos pessoas voluntárias que fazem esse serviço. Apenas servidores da Farmácia, devidamente autorizados pela Secretaria de Promoção da Saúde, realizam as coletas, munidos de identificação funcional e um termo que deve ser assinado pelo doador”.

Maria Luiza diz ainda que a grande novidade da Farmácia Solidária para este ano foi a implantação do projeto “Farmácia Solidária Veterinária”. Por meio da iniciativa, a unidade passou a aceitar também a doação de medicamentos de uso veterinário.

Outra ação da Farmácia Solidária é a Campanha para Coleta de Medicamentos vencidos ou em desuso. Estes itens podem ser deixados pela população em qualquer unidade de saúde para posterior encaminhamento à empresa especializada para o descarte correto.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 3381-6962.

Por  Felipe Elias [PMB]

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top