Guindaste retira telhado de prédio histórico no Centro neste domingo (3)

Casa-Centro_R-XV-Novembro_3-4-16_02

 

Fotos e entrevista: Alcione Alvim da Silva | Texto: Claus Jensen

Quem passou pela Rua XV de Novembro (esquina com a Rua Ângelo Dias) na manhã deste domingo (3/4/16), estranhou a presença de um guindaste na frente da antigas lojas Blubel, um prédio histórico da década de 1929. O equipamento retirava o telhado que revelava a sua arquitetura histórica.

Para saber do que se tratava, conversamos com José Aloncio da Silva, proprietário do prédio e das lojas Blubel (bairro Velha e Esportes) para entender o que estava acontecendo. Quem conversou com ele foi o Alcione Alvim da Silva, em mais uma colaboração para OBlumenauense.

OBlumenauense: Qual o objetivo dos trabalhos neste prédio?

José Alôncio da Silva: Estamos restaurando um prédio tombado pelo patrimônio histórico do Estado, construído em 1929. Os blumenauenses com um pouco mais de idade, devem-se lembrar de que aqui funcionava a antiga Casa Peiter, atualmente Blubel e futuramente será a Blubel Esportes, onde vamos ampliar o leque de produtos oferecidos.

Conseguimos com muito trabalho, a autorização do patrimônio histórico cultural do Estado para fazer a reforma total do telhado. A situação estava bem precária, conforme pode ser comprovado pelas fotos. O prédio vai ficar todo novo, respeitando as suas características, com aquele cuidado do que Blumenau sempre preserva: ser o mais bonito do Estado.

OBlumenauense: Qual é o prazo para que a obra seja finalizada?

José Aloncio da Silva: Como nós podemos trabalhar somente no sábado à tarde e domingo devido ao trânsito, a obra pode demorar até final de maio. A reforma que inclui nova pintura, segue todos os critérios que são exigidos pelo Patrimônio Histórico Estadual, guardando as suas características internas e externas.

OBlumenauense: Quanto a Blubel está investindo nessa restauração?

José Aloncio da Silva: Com tranquilidade em torno de R$ 400 mil de recursos da Blubel. A restauração deveria ser feita através da verba que o patrimônio histórico tem para isso. Mas se formos esperar pelo governo do estado, o prédio cai.

OBlumenauense: Depois da restauração, a loja da Blubel Esportes que fica na frente do Castelinho da Havan, irá mudar para cá?

José Aloncio da Silva: Sim, porque lá pagamos aluguel e aqui o prédio é próprio. Com a nova estrutura, ela ficará no mínimo três vezes maior.

 

Casa-Centro_R-XV-Novembro_3-4-16_01

Casa-Centro_R-XV-Novembro_3-4-16_07

Casa-Centro_R-XV-Novembro_3-4-16_06

Casa-Centro_R-XV-Novembro_3-4-16_05

Casa-Centro_R-XV-Novembro_3-4-16_03

comentários

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top