Histórias interessantes do início da Oktoberfest em Blumenau

Por Claus Jensen

Na tarde de sexta-feira (6/10/17) entrevistei o ex-prefeito de Blumenau, Dalto dos Reis. Foi em seu governo,  iniciado no ano de 1983, que a cidade viveu momentos de glória e também de tragédia. Começou com uma enchente no primeiro ano, quando estava programada a primeira Oktoberfest, que acabou acontecendo somente no ano seguinte.

Um detalhe interessante, é que Roberto Marinho, fundador da Rede Globo, disponibilizou seus artistas para participarem da festa e assim chamarem  a atenção do país. Eles não cobraram nada, o município pagou a passagem e estadia. Segundo Dalto, ele fez isso para ajudar a promoção da festa e assim ajudar na reconstrução do ânimo na cidade.

Dalto dos Reis fez obras importantes como a construção da Avenida Martin Luther, e conta como foi a difícil decisão de realizar a primeira Oktoberfest, algo prometido há anos. Isso porque ela aconteceu logo depois da maior enchente que a cidade passou, o que rendeu muitas críticas na época.

O criador do Vovô Chopão, Luiz Cé, também participou da entrevista no segundo bloco. Convidado encima da hora, fez o máximo para estar aqui no primeiro, mas teve um contratempo. Sua participação também foi muito importante, já que os dois fazem parte da história da Oktoberfest. O cartaz com os seus personagens foi usado durante 11 anos.

Confira a entrevista que durou em torno de uma hora. Vale a pena. Compartilhe e mostre para os outros um pouco da história de nossa cidade.

 

 

Claus Jensen

Trabalho com publicidade há mais de 29 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

Posts relacionados

*

*

Top