Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Jovem de Pomerode é o único catarinense selecionado para treinamento promovido pelo IMPA

Em maio deste ano, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), realizou uma seleção entre alunos dos 8º e 9º anos de todo o Brasil. O objetivo é capacitar os estudantes com as melhores colocações, para representar o País em Olimpíadas Internacionais de Matemática, como a IMO (Olimpíada Internacional de Matemática), Cone Sul e OMCPL (Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Cerca de 480 medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, que fazem o PIC – Programa de Iniciação Científica da OBMEP, participaram do processo seletivo para o treinamento, dos quais somente quatorze foram selecionados.

 

 

Entre eles está João Pedro Tambosi, de Pomerode (SC), único estudante catarinense selecionado, que ficou em 6º lugar entre os quatorze escolhidos. Atualmente ele é orientado pela equipe de professores do departamento de Matemática da UFSC Blumenau.

Tambosi já acumula medalhas na OBMEP. Em 2016 e 2017 conquistou as de ouro, e no ano anterior, a de prata. No ano passado, viajou ao Rio de Janeiro (RJ), acompanhado da professora Louise Reips, da UFSC de Blumenau, para receber a medalha.

Desde 2017, João participa do PIC e dos Treinamentos para as Olimpíadas de Matemática oferecidos por professores do Departamento de Matemática da UFSC Blumenau, com apoio do IMPA e da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC (PROEX). A iniciativa propõe aumentar o interesse geral dos jovens da região do Vale do Itajaí pela Matemática e já tem revelado talentos na área .

O treinamento para as competições internacionais, oferecido e custeado integralmente pelo IMPA, será entre os dias 28 de junho e 1° de julho, no campus Vila Mariana do Colégio Etapa, em São Paulo (SP).

 

Foto: Eduardo Amorim

 

Sobre o IMPA

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é um instituto de pesquisas em ciências Matemáticas de renome mundial, que desempenha um papel de destaque no Brasil e na América Latina. Fundado em 1952, o IMPA tem, dentre algumas de suas missões, a realização de pesquisas de alto nível em Matemática pura e aplicada, o treinamento de novos pesquisadores, a disseminação da cultura e do conhecimento matemático em todas as suas formas e o desenvolvimento de projetos de aprimoramento do ensino da Matemática em todos os níveis.

Olimpíadas de Matemática no IMPA

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição nacional anual de Matemática para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior de instituições públicas ou privadas. Criada em 1979, é realizada atualmente em parceria entre o IMPA e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), tendo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como instituição de apoio. Os principais objetivos da OBM são: estimular o estudo da Matemática no meio acadêmico; identificar jovens talentos em Matemática e incentivá-los a seguir uma carreira científica, especificamente em Matemática; além de selecionar e treinar alunos para representar o Brasil em competições internacionais de Matemática, como a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), entre outras. A OBM também promove diversos torneios regionais e estaduais de Matemática no Brasil.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada em 2005. Com o aval do Governo Federal. A competição é organizada pelo IMPA em colaboração com a SBM. A iniciativa tem por objetivo motivar alunos dos ensinos fundamental e médio a estudar Matemática, melhorar o ensino básico e promover a inclusão social por meio da disseminação do conhecimento. A competição alcança anualmente mais de 19 milhões de alunos de escolas públicas brasileiras.

O Biênio de Matemática 2017 – 2018

Em 2015, o Governo Brasileiro sancionou a Lei 2.496, que estabelece os anos de 2017 e 2018 como o Biênio da Matemática 2017 – 2018, criado para comemorar dois importantes eventos internacionais de Matemática sediados pela primeira vez no Brasil: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018). A iniciativa é um tributo a Joaquim Gomes de Souza (1829 – 1864), também conhecido como “Souzinha”, um matemático brasileiro considerado um dos pioneiros no estudo da Matemática no Brasil.

Sediar dois importantes eventos de Matemática no Brasil, nesse curto período, é uma oportunidade histórica de promover e disseminar o conhecimento matemático e científico por toda a sociedade. Além disso, a ocasião é uma oportunidade única para desenvolver os projetos existentes e criar novos programas e pesquisas em Matemática em todo o Brasil.

Fonte: IMO

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top