Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Karate conquista 19 medalhas no Brasileiro


 

Por Humberto Trindade

A Associação Blumenau de karate/Ipiranga/Barão/Park Europeu/Promoshirt/Arawaza/FMD Blumenau Foi um dos destaques da etapa final do Campeonato Brasileiro de karate. Com 25 atletas defendendo Santa Catarina na competição, a ABK conquistou 19 medalhas, das quais, cinco de ouro, oito de prata e seis de bronze (ver tabela). Com os resultados, a equipe blumenauense ajudou Santa Catarina a ficar em segundo lugar na classificação geral do torneio disputado entre a última quinta-feira (17/10/18) e domingo (21), em Belo Horizonte (MG), com a presença de mais de 2 mil atletas de todo o País.

Considerado a mais equilibrada etapa final do Campeonato Brasileiro dos últimos anos, o número de medalhas conquistadas pela ABK, é considerado um ótimo resultado na opinião de Vanderlei de Oliveira, treinador da FMD Blumenau e da Seleção Catarinense de Karate. “Em função do Ciclo Olímpico e das Seletivas, somente os melhores do País – por categorias estavam na competição. Isso proporciona mais equilíbrio na disputa entre todas as delegações, como também, melhora o nível técnico”, comenta Vanderlei.

“A Associação esteve presente em 13 finais, ganhou cinco. A equipe mostrou potencial e a importância do trabalho de base”, destaca do treinador, se referindo, por exemplo, aos atletas Rafael Bilau, campeão no Kata Cadete; Rafaela Westphal, vice no Kumitê Sub-12 -30 quilos e Isadora Limoni, prata no Kumitê Sub-12 -40 quilos. “É uma geração promissora para o karate nacional, além de muitos outros da equipe”, aposta Vanderlei.

Além da categoria de Novos, a ABK obteve bons resultados de experientes atletas da Base, como Luisa Klettenberg, que vem de uma boa temporada, campeã no Kumitê acima de 54 quilos e bronze no Kata Cadete e Jaqueline Lubke, vice-campeã no Kumitê Cadete até 54 quilos. Gabriela Camargo, que fez sua estreia na categoria Sub-21 foi bronze no Kumitê Individual até 68 quilos e ouro no Kumitê Equipe Sub-21.

Confira os resultados por atleta, medalha e categoria:

Maike de Oliveira – Ouro – Kumitê Sênior até 61kg
Rafael Bilau – Ouro – Kata Cadete
Luisa Klettenberg – Ouro e bronze – Kumitê + 54kg e Kata Cadete
Gabriela Camargo – Ouro e bronze – Kumitê Equipe e Individual Sub-21 até 68kg
Kauã Laureth – Ouro – Kumitê até 35kg
Rafaela Westpahl – Prata – Kumitê Sub-12 até 30kg
Isadora Limoni – Prata – Kumitê Sub-12 até 40kg
Kaynan Laureth – Prata – Kumitê Sub-12 até 35kg
Jaqueline Luebke – Prata – Kumitê Cadete até 54kg
Eduardo Bitencourt – Prata – Kumitê Cadete até 63kg
Diego Pereira – Prata – Kumitê Cadete +70kg
Vitor Hassmann – Prata – Kumitê Júnior até 61kg
Marone Brasil – Prata – Kumitê Master C
Beatriz Mafra – Bronze – Kumitê Sênior até 50kg
Andreza Oecksler – Bronze – Kumitê Sênior +68kg
Nicole Bauchspiess – Bronze – Kumitê Cadete -54kg
Camily Teixeira – Bronze – Kumitê Cadete -54kg

 

Foto: Geraldo de Paula

 

Retorno triunfal

A medalha de ouro conquistada pela blumenauense Maike de Oliveira, na categoria Sênior até 61 quilos, contra a adversária de São Paulo, foi o momento mais tenso e esperado da etapa final do Campeonato Brasileiro de karate. Com uma vitória contundente por 4 a 2, Maike sagrou-se tricampeã no seu retorno ao Circuito Nacional após um ano de recuperação de uma cirurgia no joelho direito.

“É uma sensação de alívio. Foi uma temporada difícil, de muitas dúvidas e, principalmente, de determinação na busca desse objetivo”, resume a karateca blumenauense. “O título é importante para dar confiança nesse retorno ás competições”, completa Maike.

Com a confiança retomada, Maike já tem agendado os seus próximos compromissos. Em dezembro, a atleta vai disputar a Seletiva Nacional, em Vitória (ES) para a Seleção Brasileira de karate, além da etapa da Liga Mundial, Karate 1 Series A, em Shanghai, na China.

Tags ,
O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top