Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Livro resgata a história do futebol em Blumenau e Santa Catarina


 

A partir das 19h30min, do dia 11 de dezembro (terça-feira), será lançado no Grêmio Esportivo Olímpico de Blumenau, o livro “LBF – 75 anos de bola rolando”. O autor, Luis Carlos Koch, é presidente da Liga Blumenauense de Futebol desde 2012.

Tudo começou quando ele percebeu a falta de registros sobre a Liga e decidiu iniciar a sua própria pesquisa para registrar a história da entidade. Foram anos atrás de documentos e também da memória oral.

Apesar da falta de documentação, muitos extraviados ou perdidos em enchentes, foi possível traçar um panorama das realizações da LBF e de suas atividades ao longo dos seus 75 anos de história.

O livro conta como surgiu o futebol no Brasil, sua chegada em Florianópolis e nas cidades do interior catarinense, como Blumenau. Koch lembra o primeiro jogo internacional em 1911, compartilha os desafios dos clubes amadores e da própria Liga.

 

 

Foto: divulgação / rede social

 

Saiba mais sobre o autor:

Filho de imigrantes alemães e italianos, Luis Carlos Koch, nasceu em 30 de novembro de 1949, na casa da sua avó materna em União da Vitória (PR). Aos 11 anos já estava em Santa Catarina, quando frequentou o seminário de Rodeio (SC), e dois anos depois, trabalhou como escrevente em um escritório de contabilidade.

Em 1969, formou-se paraquedista pela “Brigada de Infantaria Paraquedista Brasil” do Rio de Janeiro, quando prestou o serviço militar. Koch veio para Blumenau em 1975, e desde 1988, é sócio diretor da empresa Sul Ar e Água Equipamentos  LTDA, onde ainda trabalha.

Em 2017 recebeu medalha de ouro, no ninho das Águias na vila militar do Rio de Janeiro, pelo Jubileu de 50 anos de reservista paraquedista do Exército Brasileiro, primeira escola de paraquedismo do Brasil. Além do futebol, tem verdadeira paixão por viagens e aventuras.

Em 2017 realizou dois sonhos. Conheceu o canal do Panamá e esteve em Mattarello, cidade natal de sua mãe na Itália, que imigrou para o Brasil em 1924. Entre as tantas viagens pelo mundo, já passou África do Sul, Hong Kong, China, Macau, Dubai, Abu Dhabi, Estados Unidos, França, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Paraguai, Uruguai, México e Canadá.

Conhece muito bem  Santa Catarina e Paraná, seja por viagens de trabalho ou lazer. No Brasil passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, pela região do Nordeste, e até se aventurou a pescar no Araguaia, em Goiás.

Outras paixões são a leitura e o rádio. Já leu mais de 500 livros, desde romances, poesias e biografias. Mas os preferidos são de história, agora se misturar com biografia e romance, fica perfeito. Seu livro de cabeceira atual é a “Origem” e o anterior foi a biografia do Jô Soares. Leu todos os livros de Dan Brown como “Anjos e Demônios” e “Código Da Vinci”. Além disso, lê diariamente o jornal e agora adquiriu o hábito de navegar nos blogs e redes sociais.

Na música, sua preferência é pelos clássicos da MPB, como Chico Buarque e Simone. Mas o coração forte quando lembra de canções que sua mãe cantava como “La Bella Polenta” e “Merica, Merica”.

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Um Comentario;

*

*

Top