Memória: Jornal “Der Urwaldsbote” foi lançado em Blumenau em 1893 pelo Pastor Faulhaber

 

Na semana da Língua Alemã, nada como resgatar um pouco de nossa imprensa local, que nos primeiros anos após a colonização já informava os colonos. Der Urwaldsbote (O Mensageiro da Floresta) foi um jornal blumenauense editado em língua alemã, adquirido em 18 de julho de 1893 pelo Pastor Faulhaber, mesmo ano que o “Jorrnal Immigrant” encerrava as suas atividades.

O primeiro número publicado, de pequeno formato, tinha oito páginas e trazia os seguintes versos: “Gerader Weg, gerades Wort, So will’s dem Mann gebühren, Wer Ehre sich erwählt verführen” (Caminho reto, palavras certas. Deve ser de um homem a meta. Para quem a honestidade é bem supremo. Não há mau conselheiro que seduza). Sua trajetória encerrou em agosto de 1941, após 49 anos de atividades.

Inicialmente o semanário tinha orientação exclusivamente religiosa, sendo porta-voz dos anseios e interesses das comunidades evangélicas do município e das escolas que administrava. Também eram publicadas algumas notícias nacionais e do exterior, com comentários próprios. Mesmo mantendo-se neutro nas opiniões políticas, deixava clara a simpatia pelos federalistas.

Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Fundação Cultural de Blumenau

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top