Muita nebulosidade nesta quinta (12) e condições para chuva a partir da tarde

Ponte de Ferro | Foto: Júlio Pollhein

 

Esta quinta-feira (12/10/17), Dia das Crianças, começou nublado, com carinha de “emburrada”. A temperatura neste momento (11h10) em Blumenau é de 25,1°C; mas pode chegar a 28°C, um pouco menos que a máxima de ontem. A mínima foi às 6h com 19,2°C. A umidade relativa do ar está em 63,7%; enquanto o nível do rio Itajaí-Açú mede 94 cm (11h).

Presença de nebulosidade e condições para chuva a partir da tarde devido à áreas de instabilidade formadas por um sistema de baixa pressão. A partir da noite a chuva ocorre com intensidade fraca a moderada de forma isolada. Os ventos sopram fracos de noroeste a sudeste.

Santa Catarina – Do oeste ao sul de SC, chuva mais persistente. Nas demais regiões, pancadas de chuva com aberturas de sol. Chuva acompanhada de descarga elétrica para todas as regiões e condições altamente favoráveis para a ocorrência de temporais. Temperatura com sensação de abafamento, que segue mais elevada no norte do Estado. Vento sudeste no litoral a nordeste no interior, fraco a moderado. Sistema de baixa pressão no Paraguai com frente semiestacionária no Rio Grade do Sul. Elevados índices de calor e umidade direcionados a SC.

 

Sexta-feira (13)

Blumenau – Chuva fraca a moderada isolada na madrugada e posteriormente entre a tarde e noite devido ao sistema de baixa pressão. Durante a manhã e à tarde o sol aparece por alguns instantes. Temperatura mínima entre 19 e 21ºC e máxima entre 27 e 29°C. Ventos fracos a moderados de nordeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Chuva no Estado na madrugada e manhã. Do oeste ao Planalto Sul, o tempo melhora no decorrer do dia. Nas demais regiões, chuva mais concentrada entre a tarde e noite. Chuva acompanhada de descarga elétrica para todas as regiões e condições altamente favoráveis para a ocorrência de temporais. A temperatura diminui no final do dia, especialmente do oeste ao sul. Vento nordeste virando para sul no fim do dia, fraco a moderado, com rajadas. Sistema de baixa pressão deslocando do Paraguai em direção à costa com passagem de frente fria em SC.

 

Sábado (14)

Blumenau – O sistema de baixa pressão se afasta para o oceano favorecendo a redução da chuva, no entanto o céu permanece com muita nebulosidade e condições para chuvisco fraco durante a madrugada e início da manhã. Temperatura mínima entre 18 e 20ºC e máxima em declínio, variando de 22 a 24ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – O tempo começa a melhorar no Estado, devido ao avanço de uma alta pressão para o sul do Brasil. Do oeste ao sul, a nebulosidade diminui no decorrer do dia. Nas demais regiões, variação de nuvens com chuva mais isolada. Temperatura mais baixa em relação aos dias anteriores, com vento sul a sudeste, de fraco a moderado..

 

Domingo (15)

Blumenau – o céu permanece com muita nebulosidade devido ao transporte de umidade do mar em direção ao continente, mas o sol aparece em alguns instantes e não há condição para chuva significativa no Município. Temperaturas mínimas variando de 18 a 20ºC e máximas entre 22 e 24ºC. Ventos fracos a moderados nordeste a sudeste.

Santa Catarina – sol com algumas nuvens, devido ao predomínio de uma alta pressão com centro no oceano, dominando o sul do Brasil. Maior presença de nuvens no norte de SC, com chance de chuva fraca e isolada no período noturno no Litoral Norte (região de Joinville). Temperatura mais baixa na madrugada, especialmente na área serrana. Vento sudeste a leste, fraco.

 

Segunda-feira (16)

Blumenau – Muita nebulosidade, por causa da vinda da umidade para o continente. O sol aparece em alguns momentos, mas não há condição para chuva significativa no Município. As temperaturas mínimas variam de 18 a 20ºC, enquanto as máximas de 22 a 24ºC. Ventos fracos a moderados nordeste a sudeste.

Santa Catarina – Algumas nuvens, mas o sol aparece e predomina um sistema de alta pressão com centro no oceano, dominando o sul do Brasil. Maior presença de nuvens no norte de Santa Catarina. Nessa região, chance de chuva fraca e isolada no período noturno. A temperatura deve ficar alta, com vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.

 

Tendência para SC, entre 17 a 26 de outubro de 2017

Entre 18 e 23/10, a chuva volta a ser frequente em SC, com a atuação de sistemas frontais no sul do Brasil, acumulando elevados totais nesses dias, especialmente no oeste do Estado. No final do período, o tempo volta a ficar mais seco.

 

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram

comentários

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top