Muro de contenção construído atrás do 10º Batalhão da PM tem recursos de 20 empresas

 

Por Claus Jensen com fotos de Soni Robinson Witte

Quem passa pela Rua Zenaide Santos de Souza, bairro Velha, que fica ao lado do Parque Ramiro Ruediger, consegue observar a construção do muro de contenção atrás do 10º Batalhão da Polícia Militar no município de Blumenau. A obra está sendo realizada através de uma parceria da  FATMA, Agência Regional de Desenvolvimento de Blumenau e o Comando da 7ª Região de Polícia Militar.

A técnica de construção do muro é conhecida como enrocamento rochoso e tem por finalidade conter e estabilizar a erosão da encosta que foi afetada pela ação de enchentes e enxurradas ao longo do tempo. Do jeito que a barranca do ribeirão da Velha estava,  colocava em risco a estrutura da Central Regional de Emergência (CRE) e outras áreas do batalhão.

O investimento de R$ 400 mil será desembolsado por 20 empresas através de um termo de compensação ambiental que as mesmas firmaram com a FATMA. São aproximadamente 100 metros de extensão, com altura média de 4 metros, isso porque em alguns locais chega a 9.

Após o mês de maio, com todo aquele volume de chuvas, a obra acabou ficando paralisada, o prazo de entrega deve atrasar e corre risco do custo aumentar. As fotos foram registradas na segunda-feira (26/6/17) pelo colaborador Soni Robinson Witte, mas aguardávamos mais informações para finalizar a matéria.

 

Claus Jensen

Trabalho com publicidade há mais de 29 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

Posts relacionados

*

*

Top