Novidades da 25ª Festitalia: três rainhas e o sistema de pagamento

De 13 a 22 de Julho acontece a 25ª edição da Festitalia, no Setor 2 do Parque Vila Germânica, em Blumenau. O evento organizado pelo Lira Circolo Italiano Di Blumenau, resgata e celebra as tradições italianas. É um verdadeiro festival gastronômico e cultural, com atrações típicas e apresentações de grupos folclóricos, cantores e conjuntos musicais, além da oportunidade de harmonizar bons vinhos.

Por volta das 11h desta quinta-feira (14/06/18), autoridades, imprensa e convidados participaram de uma solenidade que marcou o patrocínio da Havan em mais uma edição. O evento aconteceu na sacada do castelinho da Havan, às margens do Rio Itajaí-Açu, onde houve a apresentação do Coro do Lira, além de uma mesa farta com queijos, salame, e outros produtos da gastronomia italiana.

 

 

Fred Duerk Wachholz, presidente do Lira Circolo Italiano Di Blumenau, recepcionou os convidados e abriu a solenidade. Ele estava acompanhado do idealizador da festa, Udolino Campestrini. Entre os presentes, vale destacar o dono da Havan, Luciano Hang, o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt, vereadores, entre outros.

 

 

A Havan patrocinou com R$ 150 mil a maior festa de tradição italiana de Santa Catarina, por meio da Lei Rouanet. Fred destacou que entre as novidades estão o sistema de pagamento por cartão cashless, que vem sendo usado nos eventos do Parque Vila Germânica. Outra mudança foi na realeza da festa. “Antes tínhamos uma Reginella (rainha) e duas Principessas (princesas). Nesse ano, decidimos que deveríamos dar uma representatividade maior aos descendentes dos três clubes que temos no Lira. Então solicitamos aos representantes da Veneta, Trentina e Lombarda, para que cada uma indicasse sua Reginella” comentou Fred.

 

 

Luciano Hang disse que ficou muito feliz quando foi convidado em 2017 para ajudar na Festitalia. “Embora meu sobrenome é Hang, alemão, o da minha mãe é Modesti. Eu visito muito a Itália, por isso gosto desse resgate dessas tradições. Jamais podemos deixar que essa festa termine, aliás temos que fazê-la cada vez melhor e maior. Eu participei várias vezes da festa e em julho estarei presente novamente. Devemos fazer com que Blumenau se destaque ainda mais nas suas festas, seja italiana ou germânica. As pessoas precisam resgatar os costumes dos antepassados. Esse amor pelo trabalho, pela dedicação, em fazer as coisas certas, vem do nosso DNA. Estive recentemente na Europa, e notei que tudo que fazemos aqui, é fruto do que trouxeram os nossos antepassados”.

 

 

O prefeito parabenizou o Lira Circolo Italiano Di Blumenau pelo jubileu de prata da Festitália e reforçou o orgulho por mais uma vez apoiar a festa.“Nós esperamos sempre continuar colaborando através do Parque Vila Germânica. E como disse o Luciano, que possamos ampliar e não fazer somente a maior festa italiana de Santa Catarina, mas do Brasil. Nessa semana apresentamos ao governo do Estado, um projeto para buscar R$ 86 milhões em recursos, que serão investidos em turismo na nossa cidade. Uma delas é para as revitalizações da margem esquerda do rio Itajaí-Açu e das ruas Alberto Stein e Curt Hering, além de outras ações”.

 

 

Início da Festitália

O evento surgiu em 1994, fruto do ideal dos integrantes do Circolo Italiano di Blumenau em resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e o amor pela Itália. A Festitália consolidou-se como uma festa de família e de encontro de amigos. Nas edições mais recentes, os organizadores buscaram oferecer espaços mais amplos ao público, além de consolidar a Festitália como um evento gastronômico, trazendo pratos típicos e vinhos de excelente procedência.

 

Claus Jensen

Trabalho com publicidade há mais de 29 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

Posts relacionados

*

*

Top