Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Oktoberfest Blumenau 2018 divulga dados de pesquisa com público


Foto: Clio Luconi Fotografias

 

“Manifestação cultural local”, esse foi um dos principais motivos pelos quais os visitantes da Oktoberfest Blumenau vieram à festa em 2018. Esse e outros dados sobre a 35ª Oktoberfest constam no resultado da pesquisa de satisfação feita com o público do evento este ano.

A pesquisa foi feita com uma amostragem de 617 pessoas que passaram pelo Parque Vila Germânica entre 4 e 21 de outubro, período da festa. O estudo registrou a opinião dos visitantes no referente ao seu perfil, à sua impressão sobre diversos aspetos da festa e sobre a cidade. Os resultados auxiliam os organizadores no planejamento da próxima edição do evento.

 

Estrutura da festa e Parque Vila Germânica

O público da Oktoberfest se mostra bastante satisfeito com a estrutura do evento e da Vila Germânica. Numa escala de Zero a Cinco, a nota média que a festa recebeu foi de 4,7, por parte do blumenauense e de 4,8, por parte do turista. A estrutura do evento foi um dos itens melhor conceituados por todos, com 80,9% dos entrevistados afirmando que ela é ótima, 17,5% a conceituaram como boa e ninguém optou pelos conceitos ruim ou péssimo. A limpeza geral do evento também leva boa avaliação, com 80,1% de conceito ótimo e 16,9% de conceito bom.

As bebidas, gastronomia, shows musicais e as manifestações culturais locais foram os principais motivadores para as pessoas visitarem a festa, com 73,9%, 61,1%, 47,2% e 44,9% respectivamente, em grau de importancia. O item “manifestação cultural local” cresceu em 11,1 pontos percentuais em relação ao ano de 2017, enquanto os demais itens apresentaram pouca ou nenhuma alteração quando comparados ao ano anterior.

 

Perfil do público

Do grupo entrevistado, a maior parte do público atual da Oktoberfest Blumenau são casados ou compõem união estável, representando 48,3%. Os solteiros representam 44,2%. Pessoas com idade entre 30 e 39 anos representam 30,63% dos entrevistados; 24,31% têm entre 25 e 29 anos. Um grupo que tem crescido nos últimos anos é o das pessoas com mais de 60 anos, representando 4,86% do público de 2018. “O público mais maduro é normalmente mais exigente em vários sentidos. Quer qualidade na gastronomia, nas atrações, na estrutura do evento. Ver é público crescer é entender que ele encontra na Oktoberfest o que o satisfaz”, conclui Luiz Koerich, diretor de Operações do Parque Vila Germânica.

Este ano, os turistas somam 69,7% do público da Oktoberfest. A maior parte deste grupo, 40%, veio de Santa Catarina, seguidos por 19% oriundos de São Paulo e 11,3% do Paraná. 48% dos turistas vieram à festa de carro, enquanto 27% vieram de avião. 33% dos turistas se hospedaram em hotéis e 38,2% não utilizou hospedagem; dos turistas que utilizaram hospedagem, 81,6% ficou em Blumenau e 29% em Balneário Camboriú. “Fazemos uma festa que agrade principalmente o blumenauense, mas ficamos muito satisfeitos em ver o número grande de turistas que também se encanta com nossa cultura e que ela atrai cada vez mais pessoas. Esse ano, por exemplo, 56% dos turistas visitou a festa pela primeira vez”, diz Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo e Lazer.

 

Inovações de 2018 e grau de fidelidade e recomendação do público

Duas grandes inovações de 2018 foram o compromisso ainda maior do evento com a responsabilidade social e o OktoberKarte. Para ações de prevenção e conscientização referente à drogadição, a festa fez uma doação de 1% de todo o valor bruto arrecadado com a venda de bebida alcoólica para o Fundo Municipal para de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad). O valor foi repassado ao Fremad no dia 5 de novembro e alcançou a marca de R$142.599,69.

O OktoberKarte, cartão do evento onde o visitante colocava crédito para fazer compras tanto de bebida, alimentação e souvenirs, foi resultado da inovação do sistema financeiro comercial da festa. A proposta era proporcionar mais facilidade e agilidade no momento da compra, o que foi endossado pelo público na pesquisa. 92,2% dos entrevistados afirmaram que o cartão facilitou as compras. O sistema cashless recebeu o conceito de ótimo e bom de 86,9% das pessoas.

Índice estreante na pesquisa de público da Oktoberfest Blumenau 2018 foi o Net Promoter Score (NPS*). O NPS é uma métrica de marketing que aponta o grau de lealdade e o potencial de recomendação do cliente da festa. A Oktoberfest recebeu conceito Perfeição, com 85,4%.

*O cálculo do NPS se dá pegando o percentual de clientes promotores menos o percentual de cliente detratores, chegando a um índice classificado de 0 a 100, sendo:
Notas de 1 a 50 = Zona de Aperfeiçoamento, a empresa possui um grande volume de detratores e neutros.
Notas de 51 a 75 = Zona de Qualidade, a empresa possui mais clientes neutros e promotores, do que detratores.
Notas de 76 a 100 = Zona de Perfeição, a empresa possui alto índice de clientes promotores e poucos detratores.

A 35ª Oktoberfest Blumenau ocorreu de 3 a 21 de outubro e é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. A cervejaria oficial desta edição da maior festa alemã das Américas é a Eisenbahn. A Transportadora Rodoviária Oficial é a Catarinense. Os patrocinadores da Oktoberfest Blumenau 2018 são Bradesco, Cielo, Elo, Unifique, Stuttgart Porsche, Heinz, Net, Claro, Nacional Gás e Koerich.

Por Ana Matesco, do Parque Vila Germânica.

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top