Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Operação PM Techno: um aparato tecnológico para garantir a segurança da 35º Oktoberfest

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso

No final da tarde de quinta-feira (20/09/18), foi apresentado no Salão Nobre da prefeitura de Blumenau, o Planejamento da Segurança e Policiamento da Oktoberfest 2018. As ferramentas mostradas prometem ser um marco para grandes eventos em Santa Catarina, como descreverei em mais detalhes que provavelmente você não leu em outro site.

 

 

Estiveram presentes, o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior; e o subcomandante, coronel Cláudio Roberto Koglin; o comandante da 7ª RPM, coronel Carlos Alberto Fritz Bueno; o comandante do 10º Batalhão, Tenente-Coronel Jefferson Schmidt, além do prefeito Mário Hildebrandt, outras autoridades, imprensa e convidados. Vale destacar a presença do comandante do 23º Batalhão de Infantaria, o Tenente-Coronel André Luiz Grenteski.

 

 

Na primeira parte, foi entregue o certificado de conclusão do curso de drone, para o soldado Renato Menon, que representou os demais colegas. O equipamento será usado para o policiamento ostensivo e não só mais para a inteligência como já é feito há um bom tempo. A grande novidade são a escala e forma que serão usados. No total, 30 drones irão operar em Blumenau durante a festa, e que em momentos críticos, podem ser até 15 simultaneamente, gerando uma consciência situacional bem ampla.

 

 

O operador saberá o que acontece num raio de até dois quilômetros. Nos desfiles por exemplo, será possível identificar congestionamentos ou locais onde haja necessidade de intervenção policial. Durante a apresentação, drones sobrevoavam no entorno da prefeitura, mostrando no telão imagens em tempo real da área externa, inclusive a janela com o salão nobre onde ocorria o evento.

Outra tecnologia anunciada é a utilização de um algoritmo facial, que integrado a todo sistema de câmeras que a prefeitura investiu, vai permitir que se faça uma triagem das pessoas que estão na festa, identificando procurados ou com histórico de violência, que mereçam a atenção ou até a prisão imediata. Esse sistema já é utilizado em Santa Catarina, mas de forma localizada.

A prefeitura de Blumenau instalou 64 câmeras no parque e uma especial com alcance de 360 graus, com zoom de 30 metros. Elas também ajudarão no reconhecimento de pessoas com mandados de prisão na cidade.

 

 

Mas a cereja do bolo mesmo, é o projeto Hórus. Cada policial usará uma câmera que irá registrar todas as interações com o cidadão. Integrada com o reconhecimento facial, será possível através das imagens gravadas durante a patrulha do policial, identificar crimes ou criminosos já fichados. A câmera grava em resolução HD com áudio por até dez horas, independente do nível de luminosidade, dando mais transparência ao trabalho dos policiais.

O mesmo equipamento que carrega a bateria dessas câmeras, já baixa automaticamente todas as imagens armazenadas. Elas possuem uma numeração, que é um cadastro categorizado por data e horário, auxiliando numa futura busca, caso haja necessidade.

As imagens não só apontarão se a ação policial foi feita de forma correta, como auxiliarão na formação de novos policiais nos centros acadêmicos, mostrando como é o trabalho no dia a dia. Nessa semana foram adquiridas 1.900 câmeras, suficientes para todas as patrulhas do estado, quando serão utilizadas cerca de 600 por turno. Elas serão testadas pela primeira vez de forma massiva e em um grande evento, durante a maior festa alemã das Américas.

 

 

“Nessa Oktoberfest, no que depender da Polícia Militar, não queremos simplesmente que as pessoas se sintam protegidas. Isso não basta. É preciso que saiam encantadas com a sensação de segurança”, disse o Coronel Araújo Gomes.

Além do Parque Vila Germânica e todas ruas próximas da região, o policiamento também será realizado nos terminais urbanos e rodoviário, além do Centro e bairros. Virão policiais de várias regiões catarinenses, sem prejuízo na segurança de suas cidades de origem. Durante a semana, quando há menos visitantes, virão 40 policiais. Já no fim de semana, serão 130, mais os que se formaram na capacitação do uso de drones.

 

 

Segundo o Ten Cel Jefferson Schmidt, será usado desde o policiamento ostensivo a pé, aéreo, com cavalos, rádio patrulha, equipes da Rocam, PPT, tática, etc… Uma grande inovação é um software chamado PMSC Geo que cadastra a posição de todas as ocorrências que foram atendidas pela longitude e latitude, permitindo uma geo localização delas.

 

 

No exemplo que o comandante mostrou, aparece um mapa da região do entorno da Vila Germânica, onde foram atendidas ocorrências em um período. Um símbolo representa a natureza dessa ocorrência, fundamental para avaliar se o planejamento para essas localidades funcionou. “Iremos ver se essa mancha criminal reduziu, se mudou de lugar para fazer um novo planejamento. É uma dinâmica muito grande” disse Schmidt. O Business Intelligence, é uma ferramenta que mostra os resultados alcançados nessas intervenções realizadas.

 

 

Também foi lembrada a importância do PMSC Mobile, sistema implantado em todo estado, que registra as ocorrências em tempo real no tablet ou celular. Além de agilizar esse processo administrativo, atualiza o quadro de ocorrências policiais para controle dos comandos, informando que tipo de situação está sendo atendida por região.

Para mostrar o funcionamento, Schmidt olhou em seu celular e informou que às 19h05min, havia sete ocorrências em andamento. Duas de averiguação, duas envolvendo drogas, uma de auxílio a entidade, um contra pessoa e uma de desordem. Por fim, de forma humorada, encerrou o encontro traduzindo para o alemão o lema da Polícia Militar “Presentes e Protegendo”.

Se você tiver tempo, pode assistir 33 minutos dessa apresentação, com a parte mais importante. É bem interessante.

 

 

Claus Jensen

Trabalho com publicidade há mais de 29 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

Posts relacionados

*

*

Top