Prefeitura lança aplicativo para usuários da rede municipal de saúde

Foto: Michelle Lamin

 

A Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Promoção da Saúde (Semus) e de Gestão e Transparência (Segt), apresenta nesta quarta-feira (28/03/18), o aplicativo Pronto Mobile. O lançamento ocorrerá a partir das 13h30min, na Escola Técnica do SUS (Etsus), localizada na Rua 2 de Setembro, 1.510, no bairro Itoupava Norte. Por meio desse app para smartphones, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município terão acesso a diversas informações, como prontuário, prescrições, histórico de vacinas e mapeamento das unidades de saúde.

Com o aplicativo é possível agendar consultas eletivas médicas e odontológicas, ou seja, aquelas de rotina. Inicialmente, essa funcionalidade estará disponível como piloto apenas para pacientes do Ambulatório Geral da Escola Agrícola. Nas próximas semanas, às quartas-feiras, haverá uma cota de marcações por meio da plataforma. O restante ainda continuará ocorrendo presencialmente às sextas-feiras, no AG.

Quem realizar o agendamento pelo aplicativo, receberá uma notificação dois e um dia antes da consulta. Em até um dia útil de antecedência, a marcação pode ser cancelada via ferramenta. Se o usuário não anular o agendamento e não comparecer ao atendimento, terá o acesso bloqueado a esta funcionalidade. Para liberá-lo novamente, deverá ir ao posto de saúde para justificar a ausência.

Os usuários da rede municipal de saúde precisarão estar com o cadastro atualizado em suas respectivas unidades básicas de referência para ingressar na plataforma. Na tela inicial, o Pronto Mobile solicitará o CPF, município e data de nascimento para login, além de um e-mail que será cadastrado durante o primeiro acesso. Após o evento de lançamento, o app estará disponível para download em smartphones com sistema Android. Já dispositivos com sistema operacional iOS só conseguirão baixar o aplicativo depois de 30 dias, em virtude do processo de liberação.

Sistema Pronto

Totalmente implantado em setembro de 2017, trata-se do Sistema Oficial da Gestão de Saúde de Blumenau. O Pronto é um software utilizado pelas unidades municipais de saúde, que possibilitou a informatização e unificação de todo o processo de cadastramento, marcação de consultas, dados de atendimentos e histórico dos pacientes, por meio do prontuário eletrônico.

Por Felipe Elias e Maribel Gonçalves

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top