Previsão do tempo

 

Segunda-feira (29)

Blumenau – As áreas de instabilidade associadas a uma frente fria que atuou em SC no final de semana perde intensidade e se afasta para o mar nas próximas horas diminuindo a condição para chuva. Entre o fim da manhã e início da tarde ocorrem rápidas aberturas de sol que favorecem a elevação da temperatura e potencializam a formação de novas áreas de instabilidade associadas a um cavado (área alongada de baixa pressão) que provocam pancadas de chuva com trovoadas no fim do dia. Temperatura máxima entre 26 e 28ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a nordeste.

Santa Catarina – Variação de nuvens com chuva, alternando com períodos de melhoria. A temperatura fica amena, sem grande variação devido à nebulosidade. O vento sopra de noroeste a sudoeste, com intensidade de fraca a moderada com rajadas. Uma frente fria se desloca por Santa Catarina.

 

Terça-feira (30)

Blumenau – Um sistema de baixa pressão se forma entre o RS e SC mantendo o tempo instável em Blumenau com chuva a qualquer momento do dia, sendo com maior intensidade e em forma de pancadas moderadas com trovoadas a partir da tarde. Há risco de TEMPORAL de forma isolada com trovoadas e rajadas fortes e momentâneas de vento. Temperatura mínima variando de 17 a 19ºC e máxima entre 19 e 21ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste a sudeste.

Santa Catarina – Céu encoberto com chuva a partir da manhã do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões, aumento de nuvens com chuva no período da tarde e noite. Temperatura amena sem grande variação, vento sul a sudeste, fraco a moderado. Um sistema cavado (área alongada de baixa pressão) está atuando no Estado.

 

Quarta-feira (31)

Blumenau – Na quarta-feira, o sistema de baixa pressão se intensifica favorecendo a condição para pancadas de chuva moderadas ocasionalmente fortes a qualquer momento do dia. Há risco de TEMPORAL com rajadas fortes e momentâneas de vento e chuva intensa e irregular. Temperatura mínima entre 17 e 19ºC e máxima entre 18 e 20ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Tempo instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, com temporais localizados. Atenção para alto volume de chuva especialmente no Planalto ao Litoral (Aviso Meteorológico). A partir da tarde a chuva diminui no Oeste e à noite nas demais regiões. Temperatura amena, com vento sudeste a noroeste, fraco a moderado em rajadas.

 

Quinta-feira (1º de junho)

Blumenau – As áreas de instabilidade associadas ao sistema de baixa pressão se afastam para o mar, diminuindo a condição para chuva, no entanto, a nebulosidade persiste devido a perturbações em níveis médios da atmosfera. As temperaturas mínimas variam entre 16 e 18ºC e máximas entre 22 e 24. Ventos fracos a moderados de sudoeste.

Santa Catarina – No Planalto Sul e Litoral Sul persiste a condição de chuva em boa parte do dia. Nas demais regiões, mais nuvens pela manhã com chance de chuva na Grande Florianópolis, melhorando no decorrer do dia com aberturas de sol. Temperatura amena pela manhã e em declínio a partir da tarde devido à chegada da massa de ar frio. Vento oeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

 

Sexta-feira (2)

Blumenau – Um sistema de alta pressão deixa o tempo estável em Blumenau e o sol volta a aparecer por mais momentos no dia. As temperaturas mínimas variam entre 16 e 18ºC e máximas entre 22 e 24. Ventos fracos a moderados de sudoeste.

Santa Catarina – Tempo seco com sol e poucas nuvens, com temperatura baixa. Vento sul a leste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre os dias 3 a 13 de junho de 2017

No dia 03/06, uma massa de ar frio e seco deixa o tempo firme com sol, poucas nuvens e temperatura baixa em SC, com condições de geada nas áreas altas da serra. No restante do período, há indicativos de chuva frequente nos dias 04 a 09/06 e de nova queda de temperatura a partir do dia 10.

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram

*

*

Top