Previsão do tempo

Foto: Júlio Pollhein

 

Quinta-feira (26)

Blumenau –  O dia amanhece com céu nublado, mas aos pouco a nebulosidade diminui, e com o ar seco o sol logo passa a predominar. A temperatura se eleva rapidamente e à tarde a sensação térmica é de abafamento, com máxima que varia entre 30 e 32°C. Ventos de noroeste, passando a nordeste/sudeste a partir da tarde com intensidade entre fraca e moderada.

Santa Catarina – Tempo estável, com sol entre poucas nuvens, e temperatura elevada durante o dia, com máximas acima de 30°C na maior parte das regiões. Vento nordeste a norte, fraco a moderado. Uma extensa massa de ar seco e quente (alta pressão) predomina em grande parte do centro-sul do Brasil, influenciando o estado.

 

Sexta-feira (27)

Blumenau – Entre a manhã e a tarde o sol predomina entre nuvens, favorecendo a elevação da temperatura, mantendo a sensação de abafamento. Durante a tarde e no período da noite, essa nebulosidade volta a aumentar devido a perturbações (cavados) em níveis médios da atmosfera. No inicio da manhã, mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 28 e 30°C. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a nordeste/sudeste a partir da tarde.

Santa Catarina – Sol com aumento da nebulosidade em todas as regiões e temperatura elevada para a época do ano. Vento nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas no litoral.

 

Sábado (28)

Blumenau – O dia inicia com sol entre nuvens, mas entre a tarde e a noite, há condição para pancadas rápidas de chuva, por causa da passagem de uma nova frente fria pela costa catarinense, associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente. Ainda assim, a chuva ocorre de forma mal distribuída e sem acumulados significativos. Mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 31 e 33°C.

Santa Catarina – O sol marca presença novamente, há aumento de nuvens, entre a tarde e noite, podem pancadas de chuva com descarga elétrica isolada, entre as regiões do Planalto ao Litoral. O temporal é causado pelo calor e aproximação de uma nova frente fria deslocando-se no Litoral do RS. A temperatura segue elevada e o vento sopra de nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

 

Domingo (29)

Blumenau – A frente fria se afasta do leste catarinense, garantindo o um dia de tempo firme, sol e variação de nebulosidade. No inicio da manhã, a temperatura mínima varia entre 19 e 21°C e à tarde a máxima fica entre 28 e 30°C.

Santa Catarina – A temperatura continua alta, o sol fica entre algumas nuvens no estado e o vento sopra de nordeste a noroeste, de intensidade fraca a moderada,  com rajadas.

 

Segunda-feira (30)

Blumenau – Sol entre nuvens pela manhã, sensação de abafamento e chuva isolada entre a tarde e a noite por conta de um cavado (área de baixa pressão alongada). Temperaturas oscilando entre 20 e 22°C no inicio da manhã e máxima entre 29 e 31°C à tarde.

Santa Catarina – Não muda muita coisa em relação aos últimos dias. Sol com algumas nuvens durante o dia, mas no Planalto e Litoral Sul, pode ocorrer chuva isolada à noite. Temperatura alta e vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas

 

ATENÇÃO para condições de umidade do ar extremamente baixa em SC entre quarta e quinta-feira, com valores de 30 a 40% à tarde. Os níveis dos rios encontram-se baixos em algumas localidades

 

Tendência para SC, entre 1º a 7 de maio de 2018

A chuva tende a retornar ao Estado a partir do dia 2  de maio devido a passagem de uma frente fria. No final do período, uma frente fria traz maiores chances de chuva para todas as regiões catarinenses, seguida de diminuição da temperatura, devido a uma massa de ar mais frio.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

Top