Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Projeto Conversa com Escritores na EBM Alberto Stein aproxima escritor, livro e leitor


 

Texto e fotos: Susana Bartira Wagner Bilck Venturi

Garantido no PPP da Escola, iniciou nesta quinta-feira (5/07/18), a III edição do Projeto Conversa com Escritores na EBM Alberto Stein, em Blumenau. O evento é realizado anualmente coordenado pelas promotoras de leitura da Biblioteca Escolar, envolvendo todos os Estudantes de Pré ao Nono Ano, Professores, Serviços Gerais, Coordenação e Direção.

O projeto tem como objetivo principal ampliar as ações da biblioteca no espaço escolar garantindo um movimento de encontro entre escritor, livro e leitor, possibilitando uma interação entre sujeitos de universos diferentes, promovendo e produzindo cultura no dia a dia, presente em nosso meio letrado.

 

 

Hoje os estudantes do Pré Escolar, coordenados pelas Professoras Terezinha Gomes, Iara Rodrigues Alves e Rosângela Menegazzo, interpretaram a música “Bravo” – Saltimbancos Trapalhões. Foi um momento emocionante, descontraído e muito colorido. Contando com a participação dos pais, desde a produção do figurino até a produção do evento.

 

 

Os Primeiros Anos, Coordenados pelas Professoras Ângela Aparecida F. de Souza, Marluci Martins Pedroso e Mariana Encima, além de trabalharem a biografia da Dramaturga, confeccionaram, junto dos familiares, palhaços com materiais alternativos, contribuindo com o colorido da tenda de circo organizada no auditório da Escola. Mais uma vez, estas profissionais nos mostraram que sala de aula vai muito além de caderno e lousa. As atividades pedagógicas foram em torno de desenhos imaginários de como seria esta dramaturga. O diálogo sobre a palavra “dramaturgia”, leitura da biografia, construção de cartazes com desenhos.

 

 

Os segundos anos da EBM Alberto Stein, através do projeto “Conversa com Escritores” da biblioteca escolar, desenvolveram um trabalho a partir da intertextualidade que apresenta a obra “Será que a menina anda?” da escritora Jussara Carvalho Graffunder. A partir da intertextualidade, as professoras Andréa Gomes, Aroraima M. Baggio Prado, Pâmela T. Cadillac, Carla Coman França e Zenaide A. Butzke, elaboraram e construíram com os estudantes três instalações que trouxeram reflexões acerca dos seus medos e angústias.

 

 

O trabalho também envolveu os familiares que colaboraram e fizeram parte do processo. Uma das instalações se reporta ao multiculturalismo representado por bonecos que trilham por diferentes caminhos e que buscam respeito, igualdade, amizade… Uma segunda instalação faz do vento um herói interno. O pedido ao vento, é de levar embora, para bem longe, todos os maus sentimentos por eles escritos e pendurados num varal. Depois que o vento soprar, nada mais irá atormentar! O bicho-papão das cantigas de ninar também foi projetado e transformado numa instalação. Um papão que só existe na nossa imaginação!

O evento tem apoio da Escola, Associação das Mulheres Unimedianas, SESC, SEMED e empresários locais.

 

 

Neste ano, participarão:

Dia 5

Monica Costa – Dramaturga do Espaço BRAVO de Artes de Blumenau;
Conversando com os estudantes dos Prés e Primeiros Anos.

Dias 10 e 11

Jussara Carvalho – Autora de Literatura Infantil e gênero oral – de Porto Alegre RS
Conversando com os Estudantes de Segundos e Terceiros Anos.

Dia 10 – Rosana Magaly Martins – Escritora Infanto-Juvenil – de Blumenau SC
Conversando com os Estudantes dos Nonos Anos.

Dia 11

Nana Toledo – Literatura Infantil, escritora, contadora e cantora – de Blumenau SC;
Conversando com os estudantes dos Quartos e Quintos Anos.

Pablo César Lugones – Escritor – de Buenos Aires
Conversando com os estudantes dos Sextos Anos.

Dia 12

Denise Patrício – Poemas de Haikai – de Indaial SC
Conversando com estudantes dos Sétimos Anos.

Marcelo Labes – Poeta – de Blumenau – SC
Conversa com Estudantes dos Oitavos Anos.

 

 

 

 

Período de preparação dos bonecos

 

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Um Comentario;

  1. Simone Salvador said:

    Boa tarde!
    Sou contadora de estórias e especializada nas poesias de Cecília Meirelles, principalmente.
    Disponobilizo_me para agregar ao projeto.

*

*

Top