Projeto de lei sugere a criação da Semana da Cultura Germânica em Blumenau

Foto: Giovanni Silva

 

Durante a Oktoberfest, o assunto mais comentado da cidade é o resgate da cultura alemã. Se for sancionado pelo prefeito Napoleão Bernardes, o projeto de lei nº 7.616, do vereador Adriano Pereira (PT), irá instituir no calendário oficial de Blumenau, a Semana da Cultura Germânica, a ser realizada na segunda semana da festa.

Uma das propostas é que durante esse período, os estabelecimentos comerciais do ramo de alimentação de Blumenau ofereçam em seus cardápios, pratos típicos da culinária germânica.

Secretarias municipais e a Fundação Cultural de Blumenau, também poderiam aumentar as parcerias com centros culturais, clubes de caça e tiro, sociedades esportivas e/ou recreativas e outras entidades, para apresentações artísticas e culturais germânicas.

O objetivo do projeto de Lei, é impulsionar o turismo nesse segmento, inclusive despertando na juventude, o gosto em preservar a tradição cultural alemã. A intenção do vereador, sem dúvida, foi muito boa e só vem a acrescentar.

Mas durante a Oktoberfest, em função da festa, já há toda uma demanda para promover a cultura alemã. Talvez em um outro período do ano, poderia ser mais interessante, inclusive promovendo ações que envolvam o consulado alemão, escolas, e uma ampla divulgação do que é o país hoje e um pouco de sua história.

Foi uma semente que podemos frutificar e melhorar com boas e construtivas sugestões. O projeto ainda está em trâmite para ser aprovado na Câmara Municipal de Vereadores.

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top