Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Rodrigo Quadros disse que houve queda de árvores e solo encharcado preocupa

Foto: Marcos Fernandes

 

Por Claus Jensen

Nos últimos dois dias, foram registrados 30 milímetros de chuva em Blumenau. Depois do alerta de alagamentos e deslizamentos da Defesa Civil de Santa Catarina, as pessoas tem questionado sobre o risco disso acontecer em nosso município.

Confira nessa entrevista de Rodrigo Quadros, Secretário da Defesa do Cidadão, quais as ocorrências que já aconteceram e a previsão do tempo para os próximos dias.

 

Foto: Jaime Batista da Silva

 

OBlumenauense: Quais são as chances de deslizamentos em Blumenau, por causa das chuvas previstas no Estado?

Rodrigo Quadros: Desde dezembro do ano passado, a chuva começa e para. Por isso o solo está bem encharcado e saturado. A previsão para o mês de Janeiro, baseada nos outros anos, era de um volume em torno de 180 a 185 mm. Mas nos últimos dois dias já choveu 30 mm.

OBlumenauense: A Defesa Civil já registrou algum deslizamento na cidade?

Rodrigo Quadros: Deslizamentos não, mas algumas quedas de árvore em vias públicas na região da Velha, que já foram retiradas do local.

OBlumenauense: Há algum risco da situação ficar pior com aumento das chuvas?

Rodrigo Quadros: Não, estamos monitorando essa chuva que está caindo no litoral, mas não é a mesma daqui. Apesar de pessoas comentarem que em Blumenau choveria 100 milímetros, a previsão não era essa. Vai chover ainda até o final do dia (quarta) e na madrugada de quinta. O que nos preocupa mesmo são os deslizamentos em função do solo saturado.

OBlumenauense: Quais as regiões que merecem mais atenção por parte da Defesa Civil?

Rodrigo Quadros: São as regiões da Velha, Garcia e morro da Coripós; áreas onde os deslizamentos acontecem com uma frequência maior do que em outras na cidade. Por isso são as que mais nos preocupam, mas estamos de plantão 24 horas.

OBlumenauense: Que recomendações vocês dão para que a comunidade possa saber o que fazer, caso identificar algum sinal de deslizamento?

Rodrigo Quadros: Sair do local imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros através do 193. Não fique chamando vizinhos e curiosos para ver o local. Para identificar algum sinal, observe se o muro ou casa tem alguma trinca ou rachadura e também se existem rochas próximas e elas estão cedendo no solo.

Para quem mora em locais onde costuma haver enxurrada ou alaga muito fácil, cuide para não deixar os seus veículos com a roda em cima de bueiros, evitem lixo na frente ou atrás de suas residências, nas calçadas, principalmente para quem não tem lixeira. Nesse caso pendure os lixos em locais mais altos, como no portão, senão pode obstruir a boca de lobo, fazendo com que a água suba mais rápido. É importante também fazer a limpeza da sua calha de água.

OBlumenauense: Qual é a previsão do tempo para os próximos dias?

Rodrigo Quadros: A previsão é que essa chuva se estenda até sexta-feira, mas de forma reduzida. Ainda podem ocorrer algumas pancadas de chuva de forma isolada. No sábado e domingo, tende a ter sol.

Tags
Claus Jensen

Trabalho com publicidade há mais de 29 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

Posts relacionados

*

*

Top