Sábado: previsão de temperaturas que podem chegar a 34ºC e temporal à tarde

Praia de Gravatá, em Navegantes | Foto: Julio Pollhein

 

Quem foi para a praia de Gravatá, em Navegantes, reduto de muitos blumenauenses e moradores do Vale do Itajaí no verão, curtiu uma bela manhã de sol neste sábado (13/01/17). Em Blumenau, a situação não estava diferente. Mas com o aumento da temperatura, que pode chegar a 34ºC, associado a alta umidade, devem ocorrer pancadas de chuvas e trovoadas no período da tarde.

Por volta das 13h10min, a temperatura estava em 30,9ºC (sensação térmica de 34ºC) e a mais baixa no município, foi registrada às 6h, com 21,5ºC. O rio Itajaí Açú neste horário estava com 80 cm e a umidade relativa do ar em 56,8%.

Santa Catarina – Condição para pancadas de chuvas atingindo todas as regiões a partir do fim da manhã, se estendendo para a tarde. Atenção para descargas elétricas e queda de granizo que podem acompanhar as pancadas devido à forte instabilidade atmosférica. Temperatura elevada, com sensação de abafamento, vento Noroeste/norte, fraco, com rajadas nos momentos de pancadas de chuvas. Uma massa de ar úmida e quente influencia o clima no Estado.

 

Domingo (14)

Blumenau – Presença do sol desde as primeiras horas da manhã contribuindo para rápida elevação da temperatura, o aquecimento diurno associado a alta umidade do ar forma áreas de instabilidade, ocasionando pancadas de chuvas com trovoadas e descargas elétricas. Há risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento e queda de granizo de forma isolada. Temperatura mínima entre 18 e 20ºC e máxima entre 32 e 34ºC. Ventos fracos a moderados de oeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Em todas as regiões do Estado, há condição para pancadas de chuva a partir do fim da manhã, que irá se estender no período da tarde. Podem ocorrer descargas elétricas e queda de granizo, devido à forte instabilidade atmosférica. A temperatura será alta com sensação de abafamento. O vento sopra da direção noroeste/norte, fraco, com rajadas nos momentos de pancadas de chuvas. A massa de ar úmida e quente continua influenciando o clima.

 

Segunda-feira (15)

Blumenau – Condição pré-frontal na segunda-feira, ou seja, elevação acentuada da temperatura máxima, variando entre 35 e 37ºC à tarde. A aproximação de uma frente fria que se desloca pelo Estado favorece a condição para pancadas de chuvas no fim do dia. O calor potencializa as áreas de instabilidade associadas a frente fria aumentando o risco temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento e não se descarta a queda de granizo de forma isolada. Temperatura mínima entre 20 e 22ºC e ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudoeste.

Santa Catarina – O dia começa com muitas nuvens em todas as regiões e condição de pancadas de chuvas, desde o fim da manhã ao início da noite. A temperatura segue elevada com sensação de ar abafado. O vento deve soprar de noroeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (16)

Blumenau – A frente fria se afasta para o mar, no entanto, um cavado (área alongada de baixa pressão no continente) mantém a cobertura de nuvens bem como a condição para chuva de forma ocasional.

Santa Catarina – Muitas nuvens e condição de pancadas de chuva desde o fim da manhã ao início da noite. A temperatura deve ficar acima dos 30ºC no período da tarde, com sensação de ar abafado. Vento noroeste/sul, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (17)

Blumenau – O sol aparece por mais momentos do dia e há condição para pancadas de chuvas rápidas e isoladas devido ao calor no fim da tarde.

Santa Catarina –  Pancadas de chuvas atingindo o Oeste, Meio Oeste e Norte do Estado no período da tarde. Nas demais regiões, apenas variação de nebulosidade. Temperatura amena no Litoral, seguindo alta, acima de 30°C à tarde nas demais regiões. Vento Sudeste/nordeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 17 a 27 de janeiro de 2018

A previsão para este período é para continuidade da condição de pancadas de chuvas em todo o Estado nos períodos da tarde e início da noite, devido à persistência do calor e alta umidade durante todos os dias. Os indicativos são de maior volume de chuva no norte do Estado neste período.

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top