Segunda-feira (25) começa em Blumenau o X Fórum de prevenção de desastres

 

Na próxima segunda e terça-feira (25 e 26/9/17), Blumenau irá receber o X Fórum Permanente aos Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. O evento é uma realização do projeto de extensão Atmosfera, da FURB, em parceria com a Ammvi e demais entidades dos municípios que compõe a bacia do Rio Itajaí (52 cidades).

“O projeto trabalha a prevenção de desastre na bacia do Rio Itajaí-Açú com um trabalho voltado para os gestores públicos principalmente. Ele busca trazer temáticas que de alguma forma se relacionam com os desastres” – explica a professora Katia Ragnini Scherer, uma das responsáveis do evento.

Neste ano o tema do seminário será a educação ambiental e como ela pode influenciar na prevenção de desastres naturais. “Não é só a perspectiva de educação básica, mas a educação para desastres como um todo” – afirma Katia.

O primeiro dia será no auditório da Ammvi, durante todo o dia com várias palestras. A primeira acontece as 9h30, onde o Esp. Sidnei Furtado Fernandes, que é o atual representando do programa ‘Construindo Cidades Resilientes’ da ONU, irá falar sobre o programa. Em sequência a Dra. Sâmia Nascimento Sulaiman, da USP, irá abordar o tema da Educação Ambiental e os Riscos de Desastres Naturais. Antes do almoço será aberto um espaço para o debate sobre as palestras da manhã.

As atividades retornam ás 14h com a palestra ‘Educação Ambiental na Superação de Cenários de Riscos de Desastres’, que terá a presença do Dr. Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas, da UDESC. A quarta e última palestra do dia será com o tema ‘Projetos da Defesa Civil na Escola e Agente Mirim de Defesa Civil: as experiências em Blumenau’, com Luciana Schramm Correia e Juliana Mary de Azevedo Ouriques, da Defesa Civil de Blumenau. Para encerrar o dia, será aberto mais um tempo de debate sobre as palestras da tarde.

No segundo dia de atividades, uma novidade no fórum que, neste ano, chega a sua décima edição: ele será descentralizado. Acontecerá, ao mesmo tempo, em três cidades: Rio do Sul, na Unidavi; Blumenau, na FURB; e em Itajaí, na Univali. Será um dia com uma oficina abordando a inovação na prevenção de desastres. “Essas cidades foram escolhidas por serem as cidades mais representativas, não pelo seu tamanho, mas pela importância no trajeto do rio. Rio do Sul é onde ele se forma, Blumenau é o meio da bacia e Itajaí é a foz” – declarou a professora Katia.

As inscrições ainda estão disponíveis através deste link.

Por Richard Ferrari

Tags ,
O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top