Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Serviço atende 563 estudantes de Blumenau com déficit de aprendizagem


Foto: Marcelo Martins

 

Lançado em 2017, o Serviço Multiprofissional de Atenção em Educação e Saúde (Sermaes) já atendeu 563 crianças e adolescentes de Blumenau. Fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Promoção da Saúde (Semus) e de Educação (Semed), o projeto consiste em oferecer atendimento multiprofissional para estudantes que apresentam déficit de aprendizagem decorrente de problemas sociais e/ou de saúde.

Atualmente, a equipe do Sermaes conta com psicopedagoga, médicos em neuropediatria, psicólogo e assistente social, que realizam a avaliação, os encaminhamentos necessários e o acompanhamento de alunos identificados nas escolas das redes municipal, estadual e particular. Em virtude das obras de reforma da Policlínica Lindolf Bell, a equipe está dividida provisoriamente entre o Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira e o Ambulatório Geral do Centro.

Além de atuarem junto às crianças e aos adolescentes, os profissionais do serviço promovem capacitações e orientações às famílias e aos funcionários de escolas, postos de saúde e Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Acesso ao serviço

O Sermaes tem como ponto de partida as unidades educacionais municipais, estaduais e particulares, que identificam os estudantes com dificuldades de aprendizagem e emitem um guia de encaminhamento para consulta em saúde e um relatório sobre a situação para os pais ou responsáveis. Esses documentos devem ser apresentados na unidade básica de referência, encarregada por solicitar o pedido de agendamento da consulta, via Sistema de Regulação, com a equipe multidisciplinar do projeto.

Por Felipe Elias [PMB]

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top