Sexta-feira com sol em Blumenau, mas a tarde tem previsão de temporal

Foto: Júlio Pollhein

 

Depois de dias nublados e chuvosos, o sol apareceu em Blumenau nesta sexta-feira (12/01/18). A temperatura neste momento (11h52min) em Blumenau é de 28,8°C; com previsão da máxima chegar nos 33°C; enquanto a mínima foi registrada às 6 h, quando estava 27°C. O rio Itajaí Açu está com 1,20m; e a umidade relativa do ar em 62,7%.

O tempo firme fica firme durante a manhã, mas no período da tarde, devem ocorrer pancadas de chuva com trovoadas, com chance de temporal isolado. Isso é em decorrência do afastamento do vórtice para o mar, que favorece a rápida elevação da temperatura, formando áreas de instabilidade por causa do calor e de perturbações em níveis médios da atmosfera provocam. Ventos fracos a moderados de oeste passando a leste/sudeste.

Santa Catarina – As nuvens diminuem e o sol aparece em todo o Estado no decorrer do dia. No período da tarde e noite há condição de pancadas de chuva com trovoadas típicas de verão, especialmente no Litoral e áreas próximas. A chuva ocorre de forma isolada e com volumes menos significativos. Temperatura em elevação, mais alta no Oeste, vento noroeste com variação para sul, fraco com rajadas no Litoral. Sistema cavado (área alongada de baixa pressão) no litoral de SC.

 

Sábado (13)

Blumenau – Tempo firme com predomínio de sol e calor que contribui para elevação da temperatura no período da tarde. A alta umidade do ar associada ao aquecimento diurno provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas e há condição para temporal de forma isolada. Temperatura mínima entre 18 e 20ºC e máxima entre 31 e 33ºC. Ventos fracos a moderados de oeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Sol com algumas nuvens e pancadas de chuva isolada à tarde e noite, típicas de verão. Temperatura elevada em todas as regiões, vento noroeste/nordeste com variação para sudeste, fraco a moderado. Uma massa de ar quente, que favorece convecção a partir da tarde, ou seja, temporais.

 

Domingo (14)

Blumenau – Dia típico de verão em Blumenau com predomínio de sol e temperatura elevada à tarde, esses dois fatores combinados formam áreas de instabilidade que ocasionam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. Há risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento e queda de granizo de forma isolada. Temperatura mínima entre 19 e 21ºC e 32 e 34ºC. Ventos fracos a moderados de oeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Algumas nuvens, sol e grande probabilidade de ocorrerem pancadas de chuva isolada à tarde e noite, típicas de verão. A temperatura segue elevada no Estado, com vento noroeste/nordeste, de intensidade fraca a moderada. Uma massa de ar quente, que favorece convecção a partir da tarde, ou seja, temporais.

 

Segunda-feira (15)

Blumenau – Condição típica pré-frontal, ou seja, ventos de noroeste que elevam rapidamente a temperatura e potencializam as áreas de instabilidade associadas a uma frente frua que avança por SC. Há risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento e não se descarta a queda de granizo de forma isolada. A temperatura mínima oscilam entre 20 e 22ºC e a máxima de 35 a 37ºC.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva no Oeste no decorrer do dia, devido a uma baixa pressão no Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. A temperatura fica elevada com sensação de ar abafado, vento noroeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Terça-feira (16)

Blumenau – A frente fria se afasta para o mar, no entanto, o tempo permanece fechado com chuva fraca a qualquer momento do dia devido a um cavado no continente associado a frente fria no mar. A temperatura mínima oscilam entre 20 e 22ºC e a máxima de 28 a 30ºC.

Santa Catarina – Condição de pancadas de chuva na madrugada e a partir da tarde. No decorrer do dia, variação de nuvens com presença de sol em boa parte do Estado. Temperatura elevada com sensação de ar abafado, vento noroeste a sul, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 17 a 27 de janeiro de 2018

O período será de chuva mais frequente em SC, e melhor distribuída em todas as regiões, com o fluxo de umidade do norte do Brasil direcionado para o Estado durante esses dias.

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top