Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Tratamentos estéticos caseiros funcionam? Faz mal à saúde?


 

A crescente onda de novos youtubers e digital influencers iniciam uma forma mais dinâmica de compartilhar informações. Existem uma diversidade de procedimentos estéticos domiciliares como a esfoliação da pele, hidratação e nutrição de cabelos, tratamento para estrias e muitos outros.

Na grande maioria das vezes, o tratamento domiciliar é mais barato do que os procedimentos realizados por profissionais em clínicas. Como é de se estranhar, dúvidas sobre a veracidade e resultados do tratamento sempre surgem. Será que vale a pena? Eles realmente funcionam? Podem prejudicar de alguma forma?

A resposta está na individualidade de cada tratamento. Foram separados os 3 tratamentos mais buscados e investigados com relação à este ponto.

 

Cabelo

O cabelo tem a atenção principalmente das mulheres e homens de cabelos longos. Ter um cabelo com brilho, sedoso e macio parece difícil, o que leva a crer que apenas com a utilização de produtos caros esses resultados serão alcançados. A internet então se posiciona com dicas acessíveis para conseguir os resultados com menos investimentos. A dica mais vista relacionada ao tratamento capilar é a hidratação com amido de milho:

Hidratação com amido de milho

A ideia é cozinhar o amido de milho junto à água, formando um gel. Este gel é aplicado, ás vezes com o complemento da máscara de hidratação ou alguns óleos, ao longo dos fios. De acordo com especialistas, o amido de milho não tem capacidade hidratante por não conseguir penetrar suficientemente no fio para causar este impacto.

Quando associado com a máscara de tratamento, porém, o amido de milho tem propriedades potencializadoras, aumentando as chances de hidratação revertendo o quadro. O que é desaconselhado por eles é a utilização do leite na mistura, o leite pode estimular a oleosidade capilar, podendo causar coceiras e caspa.

Funciona? Sim!
Risco à saúde? Não!

 

Pele

O cuidado da pele, principalmente do rosto é muito procurado. A pele é um dos maiores demonstrativos da idade, por isso, surgem receitas diversas de esfoliação, hidratação e nutrição da pele. O procedimento mais popular é a esfoliação com a utilização de açúcar:

 

Esfoliação com açúcar

Consiste na mistura de açúcar refinado à um creme hidratante ou à um óleo de preferência. Embora essa forma de tratar a pele traga benefícios especialistas aconselham a busca por um dermatologista para validar a técnica.

A recomendação é baseada principalmente na característica individual de cada pele, o tratamento inadequado pode gerar problemas como lesões na pele e aumento da oleosidade, provocando maior incidência de acnes e cravos.

Além disso, aconselham na troca do açúcar cristal por açúcar mascavo. Este último apresenta menor abrasão com o tecido dérmico e sempre evitar a aplicação de força ao realizar o procedimento.

Funciona? Pode funcionar ou não, depende do tipo de pele envolvido e do resultado esperado.

Risco à saúde? Em casos de aplicação de força ao realizar a esfoliação sem acompanhamento especializado, é possível causar um dano ao tecido que terá de ser cuidado por um dermatologista.

 

Corpo

O emagrecimento, também muito procurado, é alvo de diversas dietas milagrosas que provocam perdas de peso expressivas em um intervalo de tempo curto. A dieta do ovo é uma das mais acessadas no Youtube:

Dieta do ovo

O ovo por ser um alimento bastante nutritivo, provoca uma sensação de saciedade por períodos mais longos. A dieta do ovo, consiste na inclusão de ovos cozidos ou fritos (em azeite ou óleo de coco) antes das refeições do dia a dia, de forma a diminuir as calorias ingeridas.

Embora possa ser colocada em prática, é necessário o acompanhamento por um nutricionista para que o balanceamento de nutrientes seja feito de forma equilibrada para o organismo da pessoa que deseja executá-la. Ovos em excesso podem causar aumento do colesterol, ácido úrico, causar perda de cálcio pelos ossos e formação de cálculos renais.

Funciona? Caso seja acompanhada de um nutricionista e executada corretamente, a dieta do ovo pode ajudar no emagrecimento.

Risco à saúde? Sim, a alimentação em excesso do ovo podem causar umas diversidades de desequilíbrios no organismo que podem levar ao desenvolvimento de doenças.

A realização de qualquer procedimento, seja ele de qualquer caráter, estético ou não, deve ser acompanhado por um profissional especializado. Qualquer cuidado, principalmente com relação ao próprio corpo deve ser levado à essa consulta para consequentemente, garantir o bem estar pessoal e diminuir as chances de malefícios.

Fonte: Amil Odonto

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Top