Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

TRF-4 manda soltar o ex-presidente Lula, preso desde abril deste ano

 

O desembargador federal Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre, concedeu habeas corpus neste domingo (8/07/18), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Se for cumprido, ele estaria em liberdade ainda hoje (8).

“Cumpra-se em regime de URGÊNCIA nesta data mediante apresentação do Alvará de Soltura ou desta ordem a qualquer autoridade policial presente na sede da carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde se encontra recluso o paciente“, diz um trecho da decisão.

Lula está preso desde o dia 7 de abril deste ano, depois de ser condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava Jato. De acordo com a condenação, o imóvel teria sido usado como propina dissimulada da construtora OAS para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras.

O petista estava em uma sala especial de 15 m², no 4º andar do prédio da PF, com cama, mesa e um banheiro de uso pessoal. O espaço reservado é um direito previsto em lei. Ele foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro na primeira instância, e depois em segunda instância pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Um despacho do juiz federal Sergio Moro, emitido à Polícia Federal, impede a soltura de Lula. Segundo o juiz, o desembargador Rogério Favreto não tem competência para decidir no caso, atropelando o STF e desconsiderando o relator Gebran Neto.

Favreto foi filiado ao PT de 1991 a 2010 e procurador da prefeitura de Porto Alegre na gestão Tarso Genro nos anos 1990. Depois, foi assessor da Casa Civil no governo Lula e do Ministério da Justiça quando Tarso era ministro.

 

Tags
O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top