Unidades de saúde de Blumenau terão atividades voltadas à alimentação saudável

Foto: Eraldo Schnaider

 

Com o tema “Viva com Mais Alegria, Alimente-se com Mais Saúde”, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), realizará uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade e ao Dia Mundial da Alimentação, celebrados nos dias 11 e 16 de outubro, respectivamente. Na próxima semana, as unidades municipais de saúde desenvolverão ações que tratarão sobre a importância da alimentação saudável e o incentivo à criação de hortas urbanas.

O objetivo da iniciativa é fornecer orientações e levar conhecimento à comunidade sobre os benefícios do consumo de alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, para proporcionar mais qualidade de vida. A ESFMarli Batschauer, situada no Garcia, por exemplo, oferecerá na segunda-feira, dia 16, uma mesa com frutas e verduras para os usuários que passarem pelo local. Já na terça-feira, dia 17, as ESFs Arão Rebelo I e II, na Velha, servirão uma salada de frutas e receberão a nutricionista e coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição da Semus, Adriana Stollmaier, para uma conversa com os pacientes.

De acordo com Adriana, as atividades se estenderão por diversas unidades da rede municipal de saúde. “Aintenção é trabalhar com a prevenção de várias doenças relacionadas à má alimentação, principalmente o sobrepeso e a obesidade”, destaca.

Blumenau + Leve

Garantir e promover a saúde e o bem-estar da população é uma das principais prioridades no município. Por isso, a Prefeitura de Blumenau está desenvolvendo diversas ações na área, uma delas recém-lançada: o Programa Blumenau + Leve: Saúde, Bem-Estar e Sustentabilidade.

O programa objetiva a integração e a articulação de políticas e projetos criados pelas secretarias, autarquias e fundações municipais. A partir da união de esforços, a ideia é estabelecer uma política pública intersetorial pautada na promoção da saúde e do bem-estar para todos os cidadãos blumenauenses. Como resultado, espera-se a prevenção de doenças e a adoção de um estilo de vida mais sustentável.

Dados deste ano do Ministério da Saúde revelam que 50,8% da população está com excesso de peso, com maior incidência em homens (54,7%) do que em mulheres (47,4%). A obesidade atinge, atualmente, 17,5% dos brasileiros. Em Blumenau, uma avaliação antropométrica recente, realizada com 17 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, apontou que 31% deles estão acima do peso, dos quais 15% em situação de obesidade.

Por Felipe Elias, da PMB

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top