Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Sommelier dá dicas incríveis para quem aprecia e ou quer conhecer melhor vinho

 

 

Por Claus Jensen, com imagens de Nikolas Jensen

Confesso que sempre fui um grande apreciador de cerveja, mas estou me apaixonando cada vez mais pelo vinho. Costumamos muito ouvir ou ler sobre as “harmonizações” gastronômicas da bebida. Sempre quis fazer uma matéria sobre o assunto e contei com um parceirão para realizá-la.

 

 

O sommelier Sidney Lucas e a chefe Janaína Rickmann, ambos da Enoteca Decanter Blumenau, me receberam para uma verdadeira viagem por diferentes pratos e suas combinações. Apesar de deliciosos, a gravação não permitiu uma degustação normal, porque o foco era “sentir” e repassar essas combinações. Entender as razões que dão uma experiência mais rica ao combinar com carnes vermelhas, frutos do mar, cremes, sopas, etc…

 

 

A apresentação e os sabores mostram porque o local na Decanter, que funciona no horário comercial, atrai tanto público. Primeiro surgiu a adega, depois um espaço gastronômico com capacidade para apenas 20 pessoas, onde é possível experimentar as harmonizações sugeridas no próprio cardápio.

 

 

A gravação dessa matéria durou cerca de 3 horas, resumidas em 42 minutos de muita informação boa para quem aprecia vinho. Nela descobri que os blumenauenses são grandes apreciadores da bebida milenar e que o branco é mais aceito aqui do em outros lugares.

Os pratos harmonizados foram:

  • Sopas: caldo de siri, creme de aspargos com grana padano, creme de abóbora e sour cream.
  • Frutos do mar: camarão a tikka masala, quiche de salmão com alcachofra, arroz de camarão, filé de congrio na manteiga e purê de mandioquinha.
  • Carnes: tartar de carne e cogumelos, carpaccio al abese, stinco de cordeiro em baixa temperatura e polenta mole.

Já os vinhos, você terá que acompanhar a entrevista para entender o porque da escolha de cada um. O som pode ficar mais baixo em alguns momentos, mas espero que gostem.

 

 

 

Trabalho com publicidade há mais de 29 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

Posts relacionados

Top