Tempo encoberto com condição para chuva fraca em Blumenau nesta terça-feira (23/04)

Foto: Marcos Fernandes | Cinegrafista do SBT SCC

 

 

Foto: Marcos Fernandes

 

O deslocamento de umidade do mar em direção ao continente mantém o céu encoberto e favorece a condição para chuva fraca e isolada ao longo desta terça-feira (23/04/19) em Blumenau.

Neste momento (10h29min), faz 29,4°C com sensação térmica de 23,1°C e previsão de não passar dos 25°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 4h, quando fez 19,9°C. O rio Itajaí-Açu está com m e a umidade relativa do ar em 79,6%. Você de intensidade fraca soprando da direção sudeste.

Santa Catarina – No Oeste e Meio-Oeste, sol entre nuvens e chuva isolada na tarde e noite. No Planalto Sul e Litoral Sul, as nuvens diminuem com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, céu nublado com chuva fraca ocasional. Temperatura amena, com maior elevação no Oeste. Vento nordeste no Oeste e Meio-Oeste, e sudeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil, favorecendo a entrada de umidade em Santa Catarina. Cavado (área alongada de baixa pressão) no Rio Grande do Sul.

 

Quarta-feira (24)

Blumenau – Céu encoberto e condição para chuva a qualquer momento do dia em virtude do transporte de umidade do mar em direção ao continente. A temperatura não varia muito ao longo do dia devido à cobertura de nuvens, a mínima varia entre 19 e 21°C e máxima entre 23 e 25°C. Vento fraco de sudeste.

Santa Catarina – Sol entre nuvens do Oeste ao Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, variação de nuvens e condição de chuva especialmente na madrugada, manhã e à noite. Temperatura em elevação, mais alta no oeste e sul do Estado. Vento nordeste a sudeste no Oeste e Meio-Oeste, e sudeste a leste, fraco a moderado. Sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil, favorecendo a entrada de umidade. Cavado (área alongada de baixa pressão) no Rio Grande do Sul.

 

Quinta-feira (25)

Blumenau – Na madrugada e amanhecer há condição para chuva fraca devido ao deslocamento de umidade do mar. Entre o fim da manhã e início da tarde a circulação marítima perde intensidade permitindo rápidas aberturas de sol, no entanto, no fim do dia a chuva volta a ocorrer de forma fraca e isolada. Temperatura mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 26 e 28°C. Vento fraco de noroeste passando a nordeste.

Santa Catarina – Predomínio de nebulosidade, com condição de chuva no decorrer do dia, devido a rápida passagem de uma frente fria no litoral. A temperatura fica mais elevada, vento leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (26)

Blumenau – Um cavado (área alongada de baixa pressão), favorece a condição para chuva em forma de pancadas a partir tarde. A temperatura mínima em torno dos 21°C e a máxima nos 29°C.

Santa Catarina – Céu nublado a encoberto, com chuva a qualquer momento no Litoral. No resto do Estado, ela o ocorre principalmente entre a tarde e noite. A temperatura aumenta um pouco devido a cobertura de nuvens. Vento leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (27)

Blumenau – Um sistema de baixa pressão avança pelo Estado instabilizando a condição de tempo e favorecendo a condição para chuva a qualquer momento do dia. A temperatura mínima pode chegar a 20 e a máxima em 30°C.

Santa Catarina – Tempo instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, devido ao deslocamento de uma nova frente fria. A temperatura sofre pequena elevação devido a cobertura de nuvens e o vento sopra de nordeste a noroeste, com intensidade fraca a moderada e chance de rajadas.

 

Tendência para SC, entre 28 de abril a 7 de maio de 2019

No dia 28 se abril, chuva em todas as regiões de Santa Catarina, melhorando no decorrer do dia com o afastamento de uma frente fria e avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar frio). Os últimos dias de abril e a primeira semana de maio, condição de tempo mais seco com temperatura mais baixa no período da madrugada e noite, especialmente na serra, com chance de geada fraca.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram