Um ano de fusão da antiga Baumgarten Gráfica com o Grupo All4Labels

Parque fabril do Grupo All4Labels em Blumenau | Foto: divulgação

 

 

Parque fabril do Grupo All4Labels em Blumenau | Foto: divulgação

 

Uma notícia chamou a atenção de quem conviveu a vida toda com a Baumgarten Gráfica. Em junho de 2018, a tradicional empresa blumenauense faria parte do um grupo All4Labels, junto com a Rako e X-label (Alemanha) e Nuceria (Itália). Todas são grandes indústrias do setor gráfico e a estratégia estava alinhada com o objetivo de se tornar um dos principais fabricantes de rótulos do mundo e se manter como líder global em soluções de impressão digital. A meta é faturar EUR 1 bilhão por ano até 2025.

O processo de internacionalização da Baumgarten iniciou em 2014, quando adquiriu unidades na Argentina e no México, fortalecendo sua presença fora do Brasil e ampliando sua estrutura inovadora e moderna de impressão. Dois anos depois, a empresa anunciou um acordo de fusão com as empresas alemãs Rako e X-label. A fusão reuniu líderes regionais no setor da rotulagem, dando origem ao Grupo All4Labels. A Baumgarten alterou definitivamente sua razão social para All4Labels, em março deste ano.

No ano passado, mais uma grande empresa do setor se uniu ao grupo, a Nuceria, líder em soluções para embalagens na Itália. A partir desta fusão, o grupo expandiu suas atividades na Europa através de quatro fábricas na Itália. “O objetivo da fusão foi se tornar um dos principais fabricantes de rótulos do mundo e se manter como líder global em soluções de impressão digital. Em parceria, o grupo oferece uma ampla rede de produtos, processos mais eficientes e soluções tecnológicas para os clientes”, ressalta o vice-presidente executivo e diretor geral da All4Labels Latam, Fernando Gabel.

 

EUR 1 bilhão por ano até 2025

O número de fusões e aquisições têm crescido significativamente nos últimos anos. Segundo a consultoria PwC, até o primeiro trimestre deste ano, o número de fusões e aquisições cresceu 14% em relação ao mesmo período no ano anterior. Para Gabel, a fusão entre estas grandes empresas do setor gráfico representou maior poder de negociação com fornecedores, compartilhamento de know-how entre as unidades da empresa, além de maior alcance de inovação e velocidade em lançamentos para os clientes.“Mas, a principal razão da fusão foi a aproximação com o cliente, para que pudéssemos estar ao lado deles onde quer que eles estivessem, sejam eles clientes regionais, que fazem parte da estratégia da empresa, ou clientes globais, ambos são muito importantes em nosso portfólio global”, ressalta o diretor.

Gabel ainda comenta que, para os funcionários, a fusão significa a oportunidade de fazer parte de um grupo multinacional, viabilizando inclusive, oportunidades de experiências internacionais.

O Grupo All4Labels tornou-se um dos maiores da América Latina no segmento gráfico e planeja faturar EUR 1 bilhão por ano até 2025. “Este objetivo será alcançado através do crescimento orgânico das empresas já existentes no grupo e por meio de novas fusões e aquisições. Hoje o grupo fatura mais de EUR 500 milhões”, explica Gabel.

Um dos projetos futuros do grupo inclui a expansão para outros mercados estratégicos nos quais ainda não está presente, como Estados Unidos, Oriente Médio, Sudeste Asiático e Colômbia.

 

Impressão digital e inovação

Em um mundo cada vez mais competitivo e digital, atuar em segmentos diversificados e tecnológicos tem se tornado cada vez mais comum entre empresas de diversos setores. Um exemplo de setor que vêm ganhando destaque é o de impressão digital, que apresenta características de baixas tiragens, imprescindível para os dias atuais, em que há aumento por pedidos de impressão, mas em quantidades menores das que eram solicitadas, uma vez que, o número de versões dos produtos é cada vez maior e as empresas buscam trabalhar com estoques baixos, privilegiando a produção seguida pela demanda.

Gabel explica que, a impressão digital de rótulos não substituirá as tecnologias convencionais, ela será um complemento essencial para as tiragens menores, agregando valor e vantagem para as empresas. “A impressão digital está totalmente ligada às novas tecnologias, e as empresas atuantes neste segmento devem estar atentas a estas novas possibilidades de investimento. Somos a empresa que mais imprime digital no mundo, o que nos permite maior eficácia e melhora no atendimento aos clientes. Além disso, continuamos investindo fortemente em equipamentos e softwares aqui no Brasil, e recentemente compramos uma nova impressora digital Indigo HP 6900 e uma Nilpeter FA6 para a unidade”, afirma.

“O Grupo All4Labels possui uma cultura de avanço tecnológico. Mantém historicamente um parque gráfico com as melhores e mais recentes tecnologias gráficas. Tudo isto precisa estar alinhado à experiência e qualificação das equipes, para garantir o atendimento ao cliente”, ressalta o diretor.

Gabel ainda comenta que, empresas que querem se destacar no mercado e ter lucratividade, precisam estar preparadas para investir em tecnologia. “Precisamos destas inovações para termos um ambiente de trabalho mais qualificado e promissor”, finaliza Fernando Gabel, diretor do grupo All4Labels na América Latina.