Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Um mundo de sabores para descobrir em Blumenau

 

 

 

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen

Na quarta-feira (6/01/19) aconteceu no Hotel Slaviero (antigo Rex) o pré-lançamento do Roteiro Blumenau Gastronômico. Os 30 estabelecimentos participantes (relação no final do texto) foram convidados a mostrar seus pratos para a imprensa.

O evento começou na sexta (8) e segue até o dia 18 de março. A proposta é incentivar as pessoas a conhecerem as opções gastronômicas da cidade. Os estabelecimentos fazem um prato com valor diferenciado, que varia de R$ 12 a R$ 79,90.

 

 

Para Develon da Rocha, da Sol Eventos, que promove o Roteiro Blumenau Gastronômico, os maiores atrativos são as novidades que as empresas participantes trazem. Nesse ano também haverá palestras e workshops, que serão feitos dentro dos próprios estabelecimentos em vez de outros locais.

O número de estabelecimentos desta edição reduziu para 30, contra 43 de 2018. Segundo Develon, essa mudança atendeu a solicitação dos próprios participantes. “Infelizmente alguns ficaram na fila de espera, mas quem sabe podemos fazer uma edição para o inverno, além da que acontece no verão. Muitos blumenauenses que vão para experimentar o prato do roteiro, ficam surpresos com as outras opções do estabelecimento. Um dos que participa pela primeira vez é o Quotidien Bar e Cozinha, que também serve comida saudável, como pratos veganos, intolerância a lactose, um mercado gastronômico muito importante”, destaca Develon.

Cada estabelecimento paga um valor para fazer parte do Roteiro, que inclui toda a publicidade e organização do evento. Na fachada é colocada uma identidade gráfica para avisar que lá existe um prato com preço especial. Develon acredita que participar do roteiro fica muito mais barato do que fazer uma campanha publicitária individual para o seu negócio.

 

Cafés diferenciados em Blumenau

A Blum’s Kaffee começou em 2015 torrando cafés especiais e sempre teve o objetivo de abrir uma cafeteria conceito, totalmente diferenciada. “Em 2016 participamos da uma feira na Vila Germânica com objetivo de divulgar a marca e buscar novos clientes. Em setembro do ano passado, abrimos a cafeteria, e desde então só temos crescido. Essa é nossa estreia no Roteiro Blumenau Gastronômico, onde pretendemos disseminar o café especial, um conceito acima do gourmet, que inclusive faz muito bem para a saúde”, comentou Fred Ziegler, sócio da empresa.

 

Fred Ziegler, da Blum’s Kaffee, com seus pais

 

O empreendimento está em uma casa de 1937, localizada na Alameda Rio Branco, em Blumenau, com amplo estacionamento. No segundo piso da loja, há um espaço para quem queira conhecer mais sobre café, que no conceito do empreendedor, também é relacionamento.

Na lojinha o cliente encontra mais de 10 tipos de grãos de cafés especiais, todos do tipo arábico, que possuem aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo e sabor. Nessa linha, eles tem desde cafés mais normais e também exóticos.

Segundo Ziegler, o café é classificado em tradicional, superior, gourmet e especial. “A classificação brasileira não separa o especial, que está dentro do gourmet. Mas nós usamos a classificação da internacional da Specialty Coffee Association (SCA), que dá mais de 80 pontos ao especial”, destaca. Ele é um pouco mais caro, mas tem todo um diferencial que vai desde o plantio, a colheita e o beneficiamento. O café é comprado ainda verde direto do produtor e torrado na hora de ser servido.

 

 

Todos os pratos servidos na loja são preparados no local. O que está no roteiro é o sanduíche com pão de fermentação natural, guisado de carne de Angus (raça de bovinos de origem escocesa), cozido em café especial, e um queijo de minas em cima, que é maçaricado. O queijo vem de um produtor no interior de Minas Gerais. A máquina de expresso e o moinho, também levam em conta o café de alta qualidade, por isso são os mesmos usados no campeonato mundial de baristas.

 

Alimentação saudável, orgânica e saborosa

Outro participante que vale a pena conhecer é o restaurante Fritz saudável, que traz para o roteiro o filé de truta grelhada com amêndoas laminadas. Segundo a proprietária Renata Rissardi Proencio, a proposta do empreendimento é oferecer alimentos saudáveis e orgânicos.

 

 

A empresa foi fundada no segundo semestre de 2017 e já participou do Roteiro Gastronômico no ano passado. Como o restaurante era novo na época, a participação foi fundamental para que o público da cidade conhecesse o restaurante e seu conceito. Renata lembra que na época um dos primeiros reflexos foi o aumento do engajamento com a marca pelas redes sociais e exposição na mídia.

“Nós queremos mostrar que o saudável também é gostoso, e que não é sem tempero ou sal. Acredito que com o Roteiro nós podemos disseminar esse conceito de uma forma mais ampla para o público de Blumenau”, destaca Renata. Segundo a empreendedora, eles tem pratos montados em que o cliente escolhe uma proteína, um carboidrato ou legume, que vem acompanhados da salada orgânica.

 

 

“Também temos as sugestões dos chefs que são pratos mais elaborados e gourmets. É o caso do filé de truta grelhada, selado na manteiga ghee, que é super saudável. O prato é acompanhado por amêndoas, brócolis, tomate seco, arroz negro com shimeji (cogumelo), tomate e cereja.

O Roteiro Blumenau Gastronômico é patrocinado pelo Safra Pay e tem o apoio da Gama Inox, Executivo Transportes, Parque Vila Germânica e Prefeitura de Blumenau.

 

 

 

 

 

Estabelecimentos participantes:

  • Aikau Poke – Poke Aikau
  • Alemão Batata – Filé de Tilápia à Belle Meunière
  • Bier Vila – Raclette Suíça
  • Blum’s Kaffee – Sanduíche de Guisado de Angus
  • Burgerbravo – Brie Bravo
  • Cafehaus Glória – Sorvete de Cuca de banana com farofa crocante
  • Casa Olga – Galeto Primo Canto
  • CinePizza Pesto-Bar – Spaghetti testo di basilico & Noci “De Niro”
  • Eisenbahn Bierhaus – Crispy Pork Belly
  • Enoteca Decanter Blumenau Wine Bar – Arroz de Camarão
  • Fritz Saudável – Filé de truta com amêndoas laminadas
  • Hotel Sesc Blumenau – Café Colonial
  • Hotel Slaviero Essential – Medalhão de Mignon ao molho Weiss com Risoto de Abóbora
  • Macarronada Bonassoli – A Dama e o Vagabundo
  • Nana Hamburgueria Artesanal – Hambúrguer Bolovo
  • Negroni 33 Pizza Bar – Pizza Carpaccio
  • Nibbles Food & Fun – Blue Cheese
  • Old Jack Bar – Prime Ribe na Parrilla
  • Padaria e Confeitaria Kibaguetti – Almoço Buffet
  • Pizzeria Don Peppone – Ravióli
  • Polpetta Pão com Bolinho – Rockmalt
  • Quotidien Bar e Cozinha – Costela ao molho de Cerveja
  • Restaurante Thapyoka – Schweinshaxe, spätzle und rotkohl
  • Senac Blumengarten – Flamnkuchen
  • Senhora Farinha Bakery – Menu Degustação de Verão
  • Takumi Sushi Bar – Camarão crocante ao coco
  • Terrace Restaurante Plaza Hotel – Rizotto de marreco
  • The Boiler Gastropub – Costela Burger
  • Villa do Vale Bistrô – Filé Gold 23K

 

Claus Jensen

Trabalho com publicidade há mais de 29 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

Posts relacionados

Top