Celesc atinge recorde histórico sem interrupção de energia elétrica

 

 

 

 

Pouco depois de ganhar o prêmio de melhor distribuidora do Brasil, concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Celesc encerrou o mês de fevereiro com um dado técnico inédito: a Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) registrada nos últimos 12 meses foi de 9,87 horas. Em 2018, a marca era de 10,67.

“Esse é um fato histórico para a empresa, pois significa que os consumidores na área de concessão da CELESC, permaneceram sem energia pelo menor tempo registrado nos 65 anos da concessionária”, explica o diretor de Distribuição da empresa Sandro Levandoski.

 

 

Já a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) — ou seja, o número de vezes que a população ficou sem energia elétrica — também diminuiu de 7,33 horas, em 2018, para 7,03, na janela móvel dos últimos 12 meses.

Para que a conquista dessas marcas inéditas fosse possível, Levandoski destaca o trabalho de gerentes, operadores e eletricistas em campo, além de ações e investimentos realizados ao longo de 2019, que garantiram os limites regulatórios exigidos pela Aneel. “Entre essas ações, estão os R$20,8 milhões investidos em poda e roçada da vegetação próximas à rede elétrica, uma das principais causas de interrupção no fornecimento de energia em Santa Catarina”, conta.

O diretor ressalta, ainda, os incrementos realizados no Programa de Automação do Sistema Elétrico, que permite redistribuir remotamente a carga entre alimentadores, recompondo o fornecimento em menor tempo e minimizando o número de consumidores afetados por desligamentos emergenciais. “Com muito trabalho, vamos continuar a perseguir boas marcas dos indicadores DEC e FEC que, além de refletirem a segurança e confiabilidade no sistema elétrico, também são fatores essenciais para a manutenção da concessão da companhia”, afirma.

Números do sistema elétrico em Santa Catarina

O sistema elétrico na área de concessão da Celesc é composto por 170 subestações de distribuição, 4.711,53 quilômetros de linhas de distribuição e quase 152 mil quilômetros de redes elétricas de média e baixa tensão, com capacidade total instalada de 7.727MVA.

A Celesc é a 6ª maior distribuidora de energia elétrica do país em receita de fornecimento, a 7ª em volume de energia distribuída e a 10a em número de unidades consumidoras (UCs), com 3 milhões de UCs registradas em seu sistema.