Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

“Conversa Com Escritores” movimentou a EBM Alberto Stein durante 4 dias nesta semana

 

 

 

Fotos e texto: Susana Bartira Wagner Bilck Venturi

Começou na segunda-feira (8/07/19) e termina nesta quinta (11) o projeto “Conversa Com Escritores”, que aconteceu nas dependências da Escola Básica Municipal Alberto Stein, e esteve aberto ao público até às 20h.

Foi mais uma edição do projeto incluso no PPP da instituição, com participação das Promotoras de Leitura, Estudantes, Professores e demais funcionários. Em 2019, estiveram novamente envolvidas as turmas desde o pré-escolar ao Nono Ano do Ensino Fundamental, de nove anos.

 

 

O objetivo geral foi ampliar as ações da biblioteca no espaço escolar, garantindo um movimento de encontro entre escritor, livro e leitor. Dessa forma, possibilitou uma interação entre sujeitos de universos diferentes, promovendo e produzindo cultura no dia a dia, presente em nosso meio letrado.

 

 

O evento trouxe diversos escritores, como Caroline Carvalho, Pablo César Lugones, Jô Santos, Anelise Zimmermann, Ana Paula de Abreu, Guilherme Karsten e Júlia Bilck Venturi. Foram momentos ricos em conhecimentos, trocas de experiências e desenvolvimento diferenciados de aprendizagem.

 

 

Os estudantes estudaram as biografias e obras dos escritores, depois confeccionaram instalações dentro de suas idades e competências. Este movimento no espaço escolar contribui na formação de leitores e também estimula o surgimento de novos escritores.

 

É o caso da ex-aluna Júlia Bilck Venturi, que nesta edição, apresentou seus conhecimentos sobre a Expressão Literária FANFICS, um universo entre adolescentes que estão iniciando no processo da escrita online. Este movimento contribuiu na formação de leitores e também estimulou os estudantes a perceberem as dimensões que a literatura pode alcançar.

 

 

Os espaços da escola tornaram-se corredores culturais, com trocas e interações que favorecem a formação leitora, crítica e humana. Além do contato com os escritores, a Escola também recebeu a comunidade escolar, SEMED e Professores Universitários. O coletivo recebeu muitos elogios referentes às parcerias e interdisciplinaridade presente nos trabalhos.

 

 

A Escola foi convidada a participar de uma exposição em novembro, com as instalações no 8º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil na UFSC (Florianópolis). Alguns Professores irão participar com pôster dos trabalhos desenvolvidos. O SESC oportunizou a vinda de alguns dos escritores para contribuir com o sucesso de mais uma edição do Projeto Conversa com Escritores.

 

Segue um pouquinho de cada escritor:

Ana Paula de Abreu – Nascida e criada em Blumenau, ela sempre adorou escrever, mas acabei seguindo outro rumo. “Fiz MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas e trabalhei em áreas diversas, mas continuei guardando minhas histórias na gaveta. Até que, pesquisando receitas de sopinhas para minha filha, surgiu a inspiração para escrever O Mistério da Sopa da Vó Leninha. O caldo, quer dizer, a história foi ganhando consistência e sabor e resolvi criar coragem para levar este projeto adiante”, lembra Ana. Foi quando conheceu o trabalho da ilustradora Bruna Assis Brasil e consegui visualizar seus personagens cheios de cor e vida. “Neste momento, tive a certeza de que essa história não poderia ficar guardada comigo. Vó Leninha merecia ganhar vida própria e conquistar o mundo com sua maravilhosa receita!”, finaliza Ana.

Júlia Bilck Venturi: A jovem de 17 anos estudou na EBM Alberto Stein entre 2015 e 2016, e atualmente cursa o terceiro ano do ensino médio na Escola de Ensino Médio Professora Elza Henriqueta Techentin Pacheco. “Sou apaixonada por livros, tendo preferências para gêneros como Romance e Jovem Adulto; dentro destes gêneros literários posso citar Para Todos Os Garotos Que Já Amei (Jenny Han) e Jogos Vorazes (Suzanne Collins). Gosto de vários autores, entretanto, escritoras nacionais contemporâneas como Paula Pimenta, Thalita Rebouças e Babi Dewet são as minhas favoritas”, comenta Júlia. Como grande fã de leitura, acabou tendo curiosidade em escrever seus próprios textos. Entre pesquisas e conversas com amigos, ela descobriu o mundo das fanfics, quando começou sua “aventura” como escritora há quatro anos atrás.

Caroline Carvalho: Atriz, escritora, contadora de histórias e professora.

Guilherme Karsten: Ele também nasceu e morou em Blumenau. O ano de 2010 foi especial, quando venceu um concurso nacional para novos ilustradores de livros infantis. Desde então tem se dedicado à ilustração editorial. “Tenho alguns livros ilustrados no Brasil, América Latina e Europa. Além disso, também desenvolvo projetos para o mercado de moda e design gráfico”, destaca Guilherme.

Jô Santos: A bacharel em Designer de moda, mora em Blumenau há 20 anos, e trabalhou em algumas empresas como estilista e designer. Há pouco mais de três anos se tornou autônoma e montou um estúdio onde pudesse desenvolver produtos e fornecer serviços. Atualmente trabalha como designer de superfície, desenvolvendo estampas para a indústria têxtil e pinta quadros. Jô também faz trabalhos em parceria com arquitetos e decoradores, além de recentemente começar a ministrar oficinas de arte.

Pablo César Lugones: O argentino natural de Buenos Aires já está em Blumenau há muito tempo. Ele trabalha na empresa Ilumina- Arte, Educação e Cultura Ltda.

 

Tags

Posts relacionados

Top