Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Epagri/CIRAM prevê Maré alta com risco de alagamentos no litoral de SC

 

 

 

Foto (arquivo): divulgação

 

De acordo com dados do Epagri/CIRAM,neste sábado e domi ngo (22 e 23/03/20), há risco de alagamentos na região costeira de Santa Catarina. Os alagamentos devem ocorrer devido à atuação conjunta de vento de sul (S) intenso e persistente de 50 a 60 km/h, influência da maré viva (lua nova – maré de sizígia) e atuação de forte agitação marítima no fim de semana, com ondas com direção de sul (S) e picos de 2,5 e 3 metros mais altos de Florianópolis ao sul e afastado da costa.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, pois os picos mais altos de maré dificultam o escoamento da água da chuva para o oceano. Recomenda-se atenção também para os locais que comumente são afetados por esses fenômenos como a Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, entre outros.

Os horários mais críticos dos alagamentos coincidem com os picos previstos para a maré astronômica (Tabela 1) e valores de maré real. Os dados foram disponibilizados pelo oceanólogo Argeu Vanz e meteorologista Clóvis Correa.

 

Tabela 1 – Maré astronômica prevista pela Epagri

 

 

Tags

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top